Como era de esperar, a Zegama-Aizkorri, uma das provas mais significativas do calendário do Trail mundial, foi adiada. Ou seja, apenas em 2021 voltaremos a ver a mítica prova.

A edição deste ano da Zegama-Aizkorri, considerada a Maratona de Trail mais desejada do mundo (leia aqui), estava agendada para os dias 23 e 24 de maio. No entanto, devido a pandemia da Covid-19, que, em Espanha, é realmente assustador, com os números de morte a chegar a 8000 pessoas, a prova teve, evidentemente, de ser cancelada (e não adiada).

Os organizadores revelaram que vão devolver a taxa de inscrição, mas vão manter os dorsais do sorteio e tempos deste ano, o que significa que, em 2021, não teremos o período de pré-inscrições ou os sorteios de dorsais, por exemplo.

«Não podemos garantir a total segurança dos participantes, do voluntariado e do incondicional público que, ano após ano, ensina a todo o mundo o carácter do basque fever. A segurança tem sido um dos nossos pilares indiscutíveis desde a primeira edição, em 2002 (…)
Foi difícil tomar a decisão da suspensão porque sabemos que, para a maioria dos participantes, este é o seu grande objetivo do ano. (…)
Zegama é Zegama e nos veremos em maio de 2021», podemos ler na página da prova.

De referir que os organizadores vão realizar, no próximo dia 3 de abril, às 19h00 em Espanha, no Youtube, uma roda de imprensa tendo em vista um melhor esclarecimento dos motivos pelos quais Zegama-Aizkorri foi adiada.

LEIA TAMBÉM