Ultra-Trail Mont Blanc mapa

Considerada uma das maiores provas do género em todo o mundo, o Ultra-Trail du Mont Blanc acabou vendo a sua edição deste ano cancelada devido à pandemia de coronavírus. No entanto, e quiçá como compensação, a organização lança agora uma prova… diferente e de carácter solidário, a que deu o nome de UTMB for the Planet.

Esta nova iniciativa, que de certa forma vem substituir aquele que um dos Ultra-trail de maior impacto no planeta, é composta por quatro corridas virtuais, que os participantes poderão realizar em qualquer lugar, e que diferem entre si nas distâncias que propõem e que vão buscar ao Ultra-Trail du Mont Blanc original: UTMB Virtual 50, UTMB Virtual 100, UTMB Virtual 170 e UTMB Virtual 240.

Abertas a todos os participantes e sem uma taxa de inscrição definida, a organização anuncia que, qualquer que seja o valor que os corredores paguem, este será doado à delegação francesa da organização não-governamental Wild World Fund (WWF) para apoio aos seus projetos.

LEIA TAMBÉM
Nova vítima do Coronavírus: Ultra-Trail del Mont-Blanc 2020 cancelado

Todos os atletas que desejem participar no evento deverão realizar a sua corrida entre os dias 20 de julho e 30 de agosto, seja de uma só vez ou através de etapas, sendo que a classificação das diferentes distâncias será disponibilizada, em tempo real, através de uma plataforma digital com o mesmo nome do evento.

Ainda sobre a classificação, importa referir que será levada em linha de conta o índice quilómetro-esforço também como forma de integrar todos os participantes que não consigam fazer percursos com desníveis.

Com o UTMB for the Planet quisemos propor uma outra forma de nos reencontrarmos e unirmos», afirma, em declarações publicadas pelo site espanhol Carreras por Montaña, a presidente do UTMB Group, Catherine Poletti. «Esta iniciativa é, de alguma forma, um prolongar dos nossos valores subscritos por atletas, patrocinadores e as diferentes comunas da região do Monte Branco, assim como, e de forma extensiva, por toda a comunidade do Trail. Estes valores são o respeito pelo Meio Ambiente, pelo Coletivo, pela Solidariedade e pela Aventura».

«A pandemia da COVID-19 veio mudar muitas coisas, pelo que, hoje, mais do que nunca, temos de permanecer unidos. A mudança mostrou-nos que, especialmente agora, é importante levar a cabo projetos económicos e solidários, responsáveis e sustentáveis», acrescentou, numa alusão à parceria com a WWF França.

De resto, e também com o objetivo de apoiar o setor do Trail, assim como a indústria dos desportos ao ar livre, a plataforma digital criada com o UTMB for the Planet servirá também para organizar, durante o Verão, novos e atrativos desafios para os corredores. E que, promovidos através do mundo digital, serão organizados em conjunto com os diferentes partners do UTMB Group de forma a darem a conhecer o Trail segundo uma multitude de aspectos.