Um dos mais tradicionais em Itália, o Trail na emblemática paisagem das Cinco Terras (Cinque Terre) vai ser realizado online.

A Sciacchetrail di Monterosso é uma referência no Mundo da Corrida italiano, um Trail nas Cinco Terras que acolhe, inclusive, milhares de estrangeiros. Devido a pandemia do coronavírus, a prova, fisicamente, foi cancelada, mas a corrida vai ser realizada virtualmente. Tudo com o intuito de unir todos por este momento complicado que estamos a viver.

«Se há uma lição importante aprendida após 5 anos de Sciacchetrail em contato com centenas de corredores de Trail de todo o mundo, é que correr na Natureza por longas distâncias conduz inevitavelmente a descobrir e a contar com nós próprios na capacidade de reagir às dificuldades. E, mesmo sozinhos, encontrar o ponto forte e o apoio para cruzar uma meta que parece inatingível. Basicamente, continuas a ser um corredor de trilhas em qualquer latitude do mundo, mesmo quando não estás a correr. Os valores da corrida na natureza, como o respeito ao meio ambiente e às comunidades anfitriãs, persistem no dia-a-dia porque são universais e mais úteis do que nunca hoje, num mundo em emergência de saúde que parece ter perdido o senso das coisas: ouvir a Natureza, os seus ritmos, a não replicabilidade de certos lugares. O direito de viver em um ambiente saudável é agora o verdadeiro luxo da nossa época, uma herança universal que atravessa o espaço e o tempo, esperando que tudo volte ao normal. E, realmente, melhor do que antes.»

Por isso, e mesmo com a Covid-19, a organização da Sciacchetrail di Monterosso decidiu manter as datas da prova, 27 e 28 de março, com a prova virtual a ser disputada no sábado.

O «vinho, a corrida, a comunidade, a beleza da paisagem, a criatividade e a alegria» acontecerá agora online, refere a comunicação, numa prova destinada a todos, corredores, patrocinadores, voluntários, interessados, etc.

De referir que o levantamento dos dorsais deste Trail nas Cinco Terras é realizado esta sexta-feira, com a corrida a ser realizada no sábado, 27 de março, com a partida na Piazza Social Belvedere.

LEIA TAMBÉM
Covid-19 fez com que Jordan Wylie corresse uma Maratona numa câmara de crioterapia

Os organizadores vão promover nesses dois dias várias iniciativas, como a História do Vinho (com o sommelier Yvonne Riccobaldi), aulas de stretching, a sempre popular Pasta Party, mas agora virtual, uma playlist virtual dos DJs Van Gunter e Zodda, criação do dorsal da Sciacchetrail, etc.

«Os interessados do Virtual Sciacchetrail podem compartilhar o conteúdo e acompanhar as atividades do evento nos perfis do Instagram e Facebook do Sciacchetrail e Pro Loco Monterosso. Os organizadores recomendam que usem as tags @Sciacchetrail e @ProlocoMonterosso e as hashtags #virtualsciacchetrail #sciacchetrail #prolocomonterosso para compartilhar o evento», refere a organização.