Haile Gebrselassie

Uma lenda do Atletismo, mas também uma figura pública com responsabilidades sociais, o etíope Haile Gebrselassie acaba de doar 50 mil dólares, mais de 45.200€, ao Comité Nacional para a Mobilização de Recursos COVID-19 da Etiópia. O propósito assumido é ajudar a salvar vidas da pandemia que assola o planeta.

Campeão olímpico dos 10.000 metros em Atlanta 1996 e Sidney 2000, Haile Gebrselassie decidiu doar um milhão de birr etíopes, pouco mais de 27.300 euros, daqueles que são os seus lucros empresariais.

LEIA TAMBÉM
Conheça a história da lenda Haile Gebrselassie

Além desta verba, Gebrselassie doou mais meio milhão de birr, qualquer coisa como 13.600€, provenientes da Great Ethiopian Run, prova organizada e promovida pelo cinco vezes campeão do mundo dos 10.000 metros.

«Não é altura de procurarmos proveitos, mas de salvar vidas», veio já comentar o antigo fundista etíope, defendendo que «temos de apoiar o governo [etíope] neste momento crucial e apoiarmo-nos uns aos outros».

Etiópia anuncia 25 casos até ao momento

A doação de Haile Gebrselassie surge depois de quatro regiões administrativas da Etiópia terem decidido proibir, na passada segunda-feira, a utilização do transporte público como forma de conter a propagação do vírus. Isto num país que contabiliza cerca de 25 casos de infecção pelo novo coronavírus.

Figura lendária do atletismo, Haile Gebrselassie continua activo... também na solidariedade
Figura lendária do atletismo, Haile Gebrselassie continua activo… também na solidariedade

Quanto ao Comité Nacional para a Mobilização de Recursos COVID-19, é, como o próprio nome indicia, a entidade na Etiópia responsável por reunir fundos e materiais de emergência utilizados no combate à pandemia na segunda nação mais populosa de África.

Recorde-se que a Etiópia conta com mais de 100 milhões de habitantes.