Mariana Machado, do Sporting de Braga, venceu o Cross Soria, superando nos metros finais Rose Chelimo, vice-campeã do Mundo da Maratona. Há pouco tempo a portuguesa venceu o Cross Mariano Haro de Palência.

Quando todos aguardavam o triunfo da favorita Rosa Chelimo, do Bahrain, Mariana Machado imprimiu um sprint surpreendente e passou do segundo lugar para o primeiro, numa ultrapassagem realizada em plena meta, já que a portuguesa e Chelimo terminaram a prova com o mesmo tempo, concretamente 27m49 (na terceira posição ficou a espanhola Teresa Urbina, com 28m01).

A própria organização da prova não esperava o triunfo da portuguesa, como podemos ver neste post no Twitter:

No entanto, Mariana Machado comprovou ser uma Guerreira do Minho e alcançou um resultado realmente notável e impressionante no Cross Soria, a mais rápida num percurso de 8 km, ainda mais quando Rose Chelimo liderou a prova durante toda a prova, só cedendo precisamente onde não poderia, nos metros finais, literalmente nos dois metros finais…

A vitória de Mariana Machado é mais um excelente resultado para a portuguesa, que recentemente comemorou 19 anos. Recorde-se que o Europeu de Cross será realizado em Lisboa no dia 8 de dezembro, com Portugal a receber o evento depois de Oeiras 1997 e Albufeira 2010.

Na prova masculina (10 km) brilhou Maxwell Rotich. Recorde-se que o atleta do Uganda foi este ano o vencedor da Meia-maratona do Porto. Atrás ficaram Thierry Ndikumwenayo e Albert Chemutai.