Considerada a distância por excelência do Atletismo, a verdade é que nem todos os atletas conseguem terminar uma Maratona. Isto ao mesmo tempo que aqueles que o conseguem nunca deixam de tentar bater o seu próprio recorde pessoal nos 42,195 km. No entanto, faz ideia de qual é o tempo médio para completar uma Maratona?

É caso para dizer que a Maratona é uma das distâncias em que não só o estado físico do corredor, como também a sua experiência, mais influem no resultado final. Isto além das condições meteorológicas ou até mesmo do próprio terreno, já que não é a mesma coisa correr em terreno plano que enfrentar os 42,195 km num traçado com elevações, descidas e vários outros obstáculos.

Assim, e embora tanto existam corredores a fazer a Maratona em cerca de três horas e outros que chegam a levar mais de sete horas para fazer os mesmos 42,195 km, dizem os especialistas que um atleta não profissional demora, normalmente, o dobro de um maratonista profissional a terminar a Maratona. Ainda assim, e conforme recorda o site entrenamiento.com, não deixa de ser importante saber a média dos tempos numa Maratona para que também o leitor possa melhorar os seus.

LEIA TAMBÉM
Maratona de Hamburgo com 100 atletas tendo em vista Tóquio 2020

Tempo médio de chegada de uma Maratona

Os dados referentes aos resultados das maratonas realizadas entre 1986 a 2018 demonstram que, em média, o tempo necessário para correr uma Maratona é 4 horas, 32 minutos e 49 segundos. Tempo obtido sem qualquer espécie de distinção entre género, idade ou até mesmo o local onde a Maratona se realiza (ainda que seja indiscutível que os resultados variarão sempre consoante o local onde se corre e o tipo de população).

Tempo médio da Maratona por idade e género

Embora tradicionalmente a proibição das mulheres em qualquer evento desportivo contrariasse uma grande diferença entre as médias por género, a realidade é que, em 2018, as atletas mulheres exibiam já uma presença maior do que os homens nas maratonas.

Assim, o tempo médio para completar uma Maratona entre os homens era, em 2018, as 4 horas 22 minutos e 13 segundos, marca mais alta do que a registada em 2001.

no caso das mulheres, a média diminuiu, fixando-se em 2018 nas 4h56m18.

De referir ainda que o tempo que um atleta leva a completar uma Maratona depende igualmente da idade, não deixando por isso de ser surpreendente o facto de cada vez mais adultos serem incentivados a correr a distância. Neste momento, a média de idade de quem corre uma Maratona esteja na ordem dos 40 anos.

Maratona de Berlim
Maratona de Berlim

Já para aquele com idades entre os 50 e os 60 anos, o tempo médio para terminar a Maratona sobe para as 4 horas e 34 minutos, enquanto na faixa etária acima dos 70 anos é de 5 horas e 40 minutos.

Tempo de conclusão mais rápido

A melhor marca mundial da Maratona até ao momento foi fixada na Maratona de Berlim de 2018, por Eliud Kipchoge, o qual terminou os 42,195 quilómetros com o tempo de 2 horas 1 minuto e 39 segundos. Atleta que, um ano depois, correu a distância em menos de duas horas (1h59m40), tempo invalidado pelas regras da World Athletics.

Já no caso das mulheres, a melhor marca mundial até ao momento pertence à queniana Brigid Kosgei, à qual conseguiu terminar a Maratona de Chicago em apenas 2 horas 14 minutos 4 segundos. Ou seja, atualmente, os maratonistas mais velozes provêm de países africanos.

Tempos da Maratona estão a piorar

Analisados os tempos médios de ambos os sexos, pode dizer-se que os maratonistas têm vindo a tornar-se cada vez menos velozes.

A demonstrá-lo o facto de, por exemplo, em 1986, os tempos médios nos homens serem de 3h50m00, enquanto nas mulheres estavam nos 4h18m00. Não ignorar no entanto que, nessa altura, a quantidade de atletas participantes na Maratona era bem menor do que hoje em dia.