O queniano Eliud Kipchoge revelou que vai correr a Maratona de Hamburgo, agendada para o dia 11 de abril. Precisamente a prova onde correu os seus primeiros 42,195 km…

Após a sua última Maratona, um inesperado oitavo colocado em Londres, Eliud Kipchoge vai correr em Hamburgo, onde, em 2013, correu pela primeira vez os 42,195 km. Na ocasião, o queniano registou 2h05m30 e terminou na primeira posição, à frente do etíope Limenihe Getachew, com 02h07m35, e o compatriota Lawrence Kimaiyo, com 02h10m27. Ou seja, uma estreia de sonho de um corredor que, nos anos seguintes, já escreveu o seu nome na história da distância.

Depois da deceção em Londres (2h06m49), é com grande expectativa que todos aguardam agora a prestação de Kipchoge, atual recordista do mundo da Maratona com 2h01m39. Ainda mais numa prova que deverá reunir alguns dos principais nomes da modalidade, que procuram carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos de Tóquio, inclusive o queniano.

LEIA TAMBÉM
Ridley Scott (“Gladiador”, “Blade Runner”…) está a produzir um documentário sobre Kipchoge

Sobre a sua performance em Londres, o queniano referiu:

«Após 25 quilómetros, o meu ouvido entupiu e não conseguiu mais abrir. Mas o desporto é assim, devemos aceitar a derrota e focar a vitória na próxima vez. Obrigado aos meus fãs pelo apoio.»

Recorde-se que Maratona de Hamburgo decidiu organizar uma prova exclusiva para a elite que pretende estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Organizada pela NN Running Team (equipa de Eliud Kipchoge e Kenenisa Bekele, entre outros) e Global Sports Communications, a prova reunirá 100 atletas (leia aqui).