A semana da Maratona é decisiva na obtenção dos nossos objetivos. Uma má preparação poderá colocar em causa toda a nossa preparação de meses. Duas dúvidas assolam muitos corredores nesse período: devo fazer treino de força? O que comer no próprio dia da Maratona?

A manutenção das rotinas é essencial na véspera da Maratona, inclusive em algo tão básico como a alimentação. Fernando Alves, treinador de Atletismo, recorda que muitos corredores alteram as suas rotinas de alimentação no próprio dia da prova, ou seja, no pequeno-almoço, um erro que pode ditar maus resultados na corrida e, consequentemente, colocar em causa os meses de treino que tivemos precisamente para esse dia.

«As alterações às rotinas alimentares podem fazer a diferença e a alimentação também deve ser treinada», defende.

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Como conselho, o treinador de Atletismo sugere «o reforço de hidratos» e a ingestão de mais líquidos «nos dias anteriores», algo que será benéfico no dia da Maratona.

No entanto, ressalva, jamais devemos alterar a rotina, principalmente no dia mais esperado dos últimos meses da nossa vida.

Treino de força/musculação, fazer ou não fazer na semana da Maratona?

Sobre o treino de força/musculação, Fernando Alves não é um defensor que tal seja feito, muito pelo contrário.

«O treino de força ou musculação pode prejudicar as nossas aspirações, já que o atleta pode se lesionar.»

Além de dar conselhos para essa semana específica, a semana em que nada pode falhar para não colocarmos em causa toda a nossa preparação de meses, o treinador de Atletismo refere uma dica que deve centrar toda a nossa atenção na semana: o descanso, ou seja, é primordial descansar.

Veja aqui o que devemos fazer na semana da Maratona, como, por exemplo, quais os cuidados a ter na véspera da Maratona.

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