No nosso novo podcast, o treinador de Atletismo Fernando Alves aborda os melhores pisos onde correr, ou seja, asfalto, areia, relva ou terra batida.

No podcast, o especialista em corrida revela, por exemplo, que a famosa frase «correr no asfalto é prejudicial para os joelhos» pode ser um mito urbano, defendendo que a falta de preparação, muito em particular a técnica de corrida, é que acaba por provocar as sempre indesejadas lesões, não o alcatrão em si.

No entanto, Fernando Alves admite que, devido a transferência térmica, concretamente o contato dos nossos pés com o alcatrão, por exemplo, pode gerar lesões, algo muitas vezes ignorado pelos atletas.

Deste modo, é essencial conhecermos os pisos onde corremos, já que todos apresentam vantagens e desvantagens.

Segundo o treinador de Atletismo, o ideal é fazer variações de terreno, já que assim estamos a trabalhar do melhor modo o nosso corpo. «Deve haver sempre a diversificação do treino», defende Fernando Alves.

LEIA TAMBÉM
Ouça os outros podcasts

O especialista ressalta todavia que não é obrigatório correr as mesmas distâncias nos vários pisos, o que é importante é haver… variações, ou seja, diversificar a corrida nos diversos pisos, o que vai trazer benefícios para as performances dos corredores.

Outro dado curioso revelado no podcast sobre os pisos onde podemos correr é que a simples alteração de piso pode ser suficiente para os corredores combaterem a fadiga dos treinos, o cansaço mental de treinar sempre no mesmo local e piso. «Fugir à rotina de treino pode servir para diminuir o cansaço», assegura.

Eu quero escutar pelo Spotify
Eu quero escutar pelo Google Podcast
Eu quero escutar pelo Anchor
Eu quero ver no Youtube
Eu quero ver todos os vídeos do Youtube

LEIA TAMBÉM