Caminhar 2020

Não são raras as pessoas que enveredam pela corrida com o objetivo declarado de perder peso. Contudo, nem todos o podem fazer pelas mais diferentes razões. Então… E se conseguisse perder peso apenas a caminhar?

A garantia é dada pelo Dr. Drauzio Varella, médico de 72 anos que é também um maratonista com um currículo invejável. Isto apesar de ter começado a correr já tarde, quando estava prestes a celebrar meio século.

Segundo este clínico, personalidade muito conhecida no Brasil, é possível perder peso apenas caminhando todos os dias, sendo preciso respeitar no entanto algumas condições.

A importância do tempo, da passada e da distância

Na opinião do Dr. Drauzio Varella, a chave para eliminar a gordura estará, desde logo, no tempo de exercício, o qual deverá rondar os 45 minutos por dia.

Caminhar,  um ritmo rápido, e alternando a intensidade, contribui para a perda de peso
Caminhar, um ritmo rápido, e alternando a intensidade, contribui para a perda de peso

No entanto, tão ou mais importante do que o tempo da caminhada, é, segundo o mesmo médico, a intensidade da passada, mas também a distância.

O Dr. Varella defende que, idealmente, a pessoa deve fazer entre dois e três quilómetros por dia na sua caminhada, mantendo sempre uma passada enérgica.

Desta forma, garante, uma mulher poderá perder entre 74 e 88 calorias em cada caminhada, ou entre 88 e 124 calorias no caso de se tratar de um homem.

Perda de peso também depende da intensidade

Também com o objetivo de alcançar mais facilmente os objectivos propostos, é importante que se alterne as caminhadas de alta intensidade com outros períodos mais descontraídos.

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Segundo este clínico, a transição, por exemplo, de um estado de repouso para uma elevada frequência cardíaca aumenta a circulação, ajudando a queimar mais calorias.

Caminhar, ou até mesmo correr, num ritmo constante leva a que o coração se adapte ao esforço, levando a que o esforço no sentido de perder peso perca eficácia.

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