Depois de vários estudos apontarem o perigo das bebidas com açucares adicionados aumentarem o risco de desenvolver tumores, eis que um novo estudo científico conclui que todas as bebidas com açucares adicionados, incluindo as que contêm edulcorantes, aumentam o risco de cancro.

Investigações anteriores já haviam estudado a relação entre bebidas açucaradas, incluindo refrigerantes e sumos, e a probabilidade de cancro, mas parece que alternativas com sabor doce e adoçadas artificialmente também podem ser prejudiciais e causar o mesmo efeito. À atenção dos corredores…

Um estudo recente levado a cabo por investigadores do Instituto Catalão de Oncologia, em Espanha, analisou 27 artigos científicos em que surgia como evidente o relacionamento entre a ingestão de bebidas açucaradas e adocicadas com o desenvolvimento de tumores.

Os resultados obtidos pelos investigadores espanhóis mostram uma associação estatisticamente significativa entre a ingestão de bebidas açucaradas e com edulcorantes e o risco de sofrer, por exemplo, de cancro da mama ou da próstata. Da mesma forma, foi observada uma relação entre o consumo de sumos de frutas e o cancro da próstata.

Finalmente, e embora sem uma conclusão estatisticamente significativa, o estudo mostra ainda associações positivas entre todas as bebidas doces e o risco de sofrer de diferentes tipos de cancro.

LEIA TAMBÉM
Aprenda a fazer a bebida isotónica perfeita

Assim, a recomendação é de que a preferência seja sempre por água e que todas as bebidas doces ou adocicadas de forma artificial sejam evitadas de forma a proteger a saúde do nosso organismo.

À atenção dos atletas