Hugo Barreto admite que tem o vício de correr e, devido ao Covid-19, decidiu correr em casa. O primeiro teste foram 5 km, mas a verdade é que já pensa na… Maratona.

Foi inspirado por um corredor francês, que correu uma Maratona num espaço de 7 por 1 metro (leia aqui). Ainda pensou em correr a Maratona?
Sim, pensei em correr a Maratona e ainda não está totalmente fora de questão. Comecei pelos 5 km para perceber como funciona e se me adapto. No entanto, para o espaço que tenho, 5 a 10 km poderá ser a distância mais indicada.

E como surgiu a definição dos 5 km? Porque esta distância?
Os 5 km é a distância que regularmente corro durante a semana, embora, aos fins de semana, corra mais. Antes corria 10 km sempre ao mesmo pace, mas, desde o nascimento da minha filha, tenho menos tempo e o meu compromisso mudou. Hoje corro 5 km e tento correr o mais rápido possível. Com isto melhorei os meus tempos, passei de 5m00/km para 4m10/km. Por norma vou correr por volta das 22h30 / 23h00.

LEIA TAMBÉM
Confinamento com receitas saudáveis e exercícios eficazes com Joe Wiks
Vai correr? Saiba a melhor forma de manter o distanciamento social

Os 5 km foram corridos de que forma? Qual foi o seu percurso em termos de metros e de espaço (por exemplo, cozinha-sala, sala quarto)?
Tentei selecionar o espaço mais comprido que tenho em casa. Foi de um quarto para o outro, apanhando o corredor. Usei ainda as varandas de ambos os quartos. Quem o quiser fazer recomendo que encontre uma forma de não parar, ou seja, ter um circuito que consiga fazer tudo sem o para-arranca.

E foi mais complicado do que pensou?
De facto, aos 800 metros comecei a pensar se tinha sido uma boa ideia ou não, visto estar a correr de um lado para o outro. No entanto, passado a marca de 1 km, a minha felicidade por estar de novo a correr ultrapassou esse momento menos positivo, até porque estava focado em terminar o exercício.

Ou seja, mentalmente foi mais exigente do que acreditava?
Estava muito focado em acabar os 5 km, isso para mim era uma boa motivação. Mas também fazer abaixo dos 5m00/km. Tendo dois objetivos é mais fácil, ajudou a esquecer que estava sempre no mesmo local. Não corri com música, mas, da próxima vez, acho que vou correr a ouvir uma playlist.

Qual a maior dificuldade pela qual o Hugo Barreto passou por correr em casa? Por exemplo, ter de correr com passadas mais curtas?
Curiosamente corri com a minha passada normal. O que foi menos bom foi o facto de que, quando estava a ganhar velocidade, tinha de reduzir, pois estava na altura de virar. Contudo, acho que ajuda bastante a ganhar velocidade.

Pelo que entendi, estes 5 km poderão, no futuro, tornar-se numa Maratona?
Acho possível… Quem sabe o próximo desafio seja a Meia-maratona? Contudo, e como referi, para o espaço que tenho, acho que os 5, 10 km são suficientes para manter a forma e matar o vício.

Há vários corredores por este mundo fora que estão a correr uma Maratona neste período de quarentena. Estamos perante um novo desafio para os corredores de toda a parte? Ou seja, no Curriculum Vitae do corredor, tem de ter esta nova distância?
Correr a Maratona foi um grande desafio… Eu corri a Maratona de Lisboa e foi uma prova única, foi um momento muito gratificante terminar a prova. Nesta quarentena acho que o mais importante é manter rotinas e fazer exercícios (veja exemplos na sua página do YouTube). Mesmo se não chegar a fazer a Maratona, que seja pelo menos várias vezes 5 ou 10 km.

LEIA TAMBÉM