Jim Walmsley é um dos nomes do momento no Trail mundial. No dia 24 de junho, é o principal favorito ao triunfo na emblemática Western States 100 (160 km), Ultra-trail mais antiga do planeta e considerada por muitos a principal prova da modalidade em todo o Mundo. O norte-americano regressa a uma corrida que, no ano passado, dominou por completo até que se perdeu a oito quilómetros da metasendo encontrado depois na auto-estrada 49. Este é o documentário de um episódio que já entrou para a História do Trail.

 

Nas revistas especializadas norte-americanas, Jim Walmsley foi considerado o ano passado como o principal nome do Trail dos Estados Unidos. A sua aparição nas provas foi meteórica e, de um momento para o outro, o seu nome começou a ser falado e referenciado um pouco por todo o lado. Muitos consideram que Walmsley foi a grande aparição do Trail dos Estados Unidos na última década.

No entanto, muito da sua ascensão mediática deveu-se a um acontecimento “caricato”, já que o norte-americano estava a realizar uma perfomance extraordinária na última Western States 100, com grande possibilidade de estabelecer inclusive o novo recorde da prova. No entanto, a cerca de oito quilómetros da meta, Walmsley cometeu um erro e “entrou” na auto-estrada 49, perdendo deste modo a possibilidade de vencer a prova com um recorde de sonho. 

O jovem corredor foi encontrado depois mas mesmo assim fez questão de terminar a corrida, terminando no Top 20 da prova, tal a vantagem que tinha para os seus concorrentes. No entanto, a verdade é que todos lamentaram o erro de Walmsley, principalmente por não conseguir coroar a sua exibição, digna dos grandes nomes do Trail de sempre.

A “revanche” de Jim Walmsley é esperada para sábado, já que, aos mais próximos, já confessou que pretende terminar a sua prova em 14 horas, colocando deste modo um ponto final definitivo na sua história do ano passado, que podemos ver no vídeo abaixo.