Vanessa Fernandes venceu com alguma surpresa a primeira edição do Ironman 70.3 Portugal, prova realizada em Cascais. A triatleta admitiu que este triunfo poderá significar «o início de uma nova carreira», ao mesmo tempo que agradeceu a sua experiência no Atletismo.

 

«Acho que isto é o reinício de algo. Sinto como um início de uma nova temporada, um recomeço de uma nova carreira. Estou a guardar no coração», afirmou uma emocionada Vanessa Fernandes, que, contra todos os prognósticos, derrotou a espanhola Sarah Loehr, principal favorita da prova.

A atleta do Benfica admitiu que foi no ciclismo que sentiu as maiores dificuldades e que o segmento da corrida foi fundamental para a vitória final.

 

Triatleta Vanessa Fernandes prepara o primeiro segmento
Triatleta Vanessa Fernandes prepara o primeiro segmento

 

«Não havia ninguém que corresse mais do que eu, mesmo não as conhecendo. Sei aquilo que sou e aquilo que corro. Felizmente, os anos que estive no Atletismo e a experiência da Maratona deram-me bastante confiança para fazer provas deste tipo.»

A inspiradora Vanessa Fernandes

Vanessa Fernandes revelou também que espera que a sua história seja um exemplo para milhares de pessoas, uma história de superação.

«A partir daqui é começar tudo e explorar uma nova carreira. Tentar inspirar e transmitir o meu testemunho como pessoa e como atleta, a minha história. Quero deixar o meu legado e inspirar as pessoas com a minha superação.»

Recorde-se que, aquando revelou o seu regresso ao triatlo, Vanessa Fernandes confessou que o seu principal objetivo era estar novamente a competir nuns Jogos Olímpicos, algo que poderá acontecer em Tóquio, no anos de 2020.

Entretanto, Bruno Pais, que terminou na terceira posição, lamentou a sua classificação, apesar de ter surpreendido os especialistas. O português afirmou à imprensa que não se sentiu com «a força suficiente que esperava».

«O terceiro lugar é bom, mas fica no pensamento a sensação de que poderia conseguir uma melhor classificação se tivesse em melhores condições.»

LEIA TAMBÉM

Vanessa Fernandes vence primeira edição do Ironman 70.3 Portugal