Patrick Lange Ironman

Figura de proa no triatlo mundial, Patrick Lange, bicampeão mundial Ironman em 2017 e 2018, esconde, no entanto, um segredo: é vegetariano. Realidade que, garante o alemão, não prejudica em nada nas suas prestações desportivas, ainda que, em determinados momentos, tenha de compensar com algumas alternativas…

A revelação foi feita recentemente: há vários anos que Patrick Lange é vegetariano. Mais precisamente, há nove anos.

Surpreendente na revelação, o bicampeão mundial de Ironman descarta, no entanto, quaisquer fundamentalismos, garantindo, em declarações publicadas na revista Planeta Triatlon, que, embora não coma à partida nem carne e peixe, não abdica, por exemplo, dos derivados de leite e dos ovos.

Aliás, e especialmente em alturas excecionais, até mesmo a carne pode fazer parte da dieta, assume Lange.

LEIA TAMBÉM
Conheça o segredo do triatleta Patrick Lange na corrida

«Por exemplo, quando estou no Texas e o meu anfitrião decide preparar um barbecue, é impossível dizer que não! Aliás, seria uma falta de respeito!», afirma Patrick Lange.

Vegetariano… e com fundamento

Apesar destes momentos muitos especiais, a verdade é que há muito a dieta habitual de Patrick Lange é de base vegetal.

Figura proa no Triatlo mundial, mas também um vegetariano assumido, Patrick Lange consegue conjugar estas duas facetas, com resultados verdadeiramente excepcionais
Figura proa no Triatlo mundial, mas também um vegetariano assumido, Patrick Lange consegue conjugar estas duas facetas, com resultados verdadeiramente excepcionais

Aliás, esta opção acabou mesmo levando o alemão a recorrer a Monique Ryan, uma das maiores especialistas em nutrição para grandes distâncias, com o objetivo de saber a melhor forma de conjugar os seus hábitos alimentares com a prática desportiva.

Sendo que, ao contrário do que talvez seria de esperar, a autora do livro «Nutrição Desportiva  para Atletas de Resistência», ela própria uma acérrima defensora da alimentação vegetariana, acabou avalizando a opção de Lange, ao mesmo tempo que criava uma dieta específica para o triatleta.

«A partir do momento em que te apercebes que uma dieta sã consegue ser a base para um bom rendimento desportivo e regenerativo, facilmente a interiorizas na tua vida», explica o alemão.

LEIA TAMBÉM
Patrick Lange é o novo campeão mundial do Ironman após correr uma Maratona em 2h40…

Quanto à já referida carne, Lange explica que foi fácil retirá-la da alimentação, até porque chegou a trabalhar, durante as férias, num matadouro de porcos, propriedade do tio. E «qualquer pessoa que já tenha visto o interior de um matadouro rapidamente se tornará vegetariano», sentencia

A dieta de Lange

Mas, então, em que se baseia o pequeno-almoço de Patrick Lange? Simples: sémola de trigo, aveia, frutos secos, amêndoas, sementes de girassol, leite de amêndoa, iogurte de soja e fruta!

A par destes alimentos, e «por razões genéticas, que fazem com que eu tenha um consumo de ferro muito alto que não consigo suprimir só através dos legumes, acabo por ter tomar também vitamina B12».

Finalmente, naquelas alturas mais intensas, em que treina «duro durante seis ou sete horas seguidas, como aconteceu durante a fase mais forte de preparação para a prova no Hawai, tenho de tomar também batidos e barritas energéticas, a par de suplementos proteicos, de forma a satisfazer as exigências enérgicas do meu organismo».

Sémola de trigo, aveia, frutos secos, amêndoas, sementes de girassol, leite de amêndoa, iogurte de soja e fruta, são alimentos que Patrick Lange não dispensa
Sémola de trigo, aveia, frutos secos, amêndoas, sementes de girassol, leite de amêndoa, iogurte de soja e fruta, são alimentos que Patrick Lange não dispensa

Cerveja, só de trigo e sem álcool

Fã confesso da cerveja, embora apenas da cerveja de trigo e sem álcool, Patrick Lange evita igualmente as bebidas alcoólicas. Sendo que, até mesmo quando venceu o seu primeiro Campeonato do Mundo de Ironman, bebeu uma só cerveja durante toda a noite, além de um pouco de vinho durante o jantar.

Quanto à predileta cerveja de trigo sem álcool, prefere tomá-la quando faz calor e à noite.

LEIA TAMBÉM