O Mundo do Triatlo está de luto esta quarta-feira após o anúncio da morte de Nina Kraft, de 51 anos. A alemã venceu 9 Ironman, inclusive um Mundial, apesar do seu título ter sido revogado devido a doping.

Originária de Braunschweig, Nina Kraft chegou ao triatlo através da natação, a sua principal especialidade. A sua estreia na distância principal da modalidade aconteceu em 1998, quando terminou na sexta colocação em Roth. No mesmo ano, no Hawai, alcançou a 50.ª posição no Mundial.

LEIA TAMBÉM
Japonês de 87 anos consagrado como o homem mais velho a fazer um Ironman

Foi apenas em 2001 que a alemã alcançou a primeira vitrória no Ironman, concretamente na África do Sul. Aliás, no mesmo ano, venceu novamente em Roth e foi terceira no Hawai, onde, nos anos seguintes, chegou no segundo e terceiro lugares.

A glória aconteceu em 2004, quando finalmente venceu o Mundial. O problema é que, dias depois, acusou a utilização de EPO e foi, obviamente, desclassificada por dois anos, pena reduzida pela federação alemã para um ano.

Regressou em para alcançar novas vitórias, em França, Brasil e Estados Unidos, entre os quais três triunfos em Louisville. Terminou a sua carreira em 2014. Segundo a imprensa alemã, Kraft sofria de depressão. As causas da sua morte ainda não foram reveladas