O Mundo do Triatlo está de luto com a morte de Dave Orlowski, que alcançou o terceiro lugar no primeiro Mundial da modalidade realizada no Hawai, em 1978.

Marine com 22 anos na altura, Dave Orlowski terminou o seu primeiro Mundial em 13h59m13, um primeiro mundial com inúmeras histórias. 

Por exemplo, no segmento de ciclismo, Dave Orlowski teve de pedir uma bicicleta emprestada para competir. Pedalou ainda com um short jeans cortado para levar dinheiro nos bolsos e assim poder comprar comida durante a prova, que decorreu a 18 de fevereiro de 1978 e marcou a história da modalidade.

Calções colocados por cima da sua sunga e que, evidentemente, acabaram por provocar fortes assaduras em Dave Orlowski, que mesmo assim terminou a corrida e o seu primeiro Ironman. Na Maratona, foi da sexta posição para terceiro, num segmento de recuperação emblemática.

Ironman que teve, na linha de partida, 15 malucos na praia de Waikiki (Honolulu). Pela frente, 3.800 metros de natação, 180 quilómetros de bicicleta e uma Maratona. 

O troféu que Dave Orlowski levou para casa, assim como os 15 participantes
O troféu que Dave Orlowski levou para casa, assim como os 15 participantes

Dos 15, terminaram 12, com a vitória a sorrir a Gordon Haller, taxista de profissão: 11h46m58. O segundo foi John Dunbar.

Recorde-se que o Ironman reuniu as três provas que o Hawai recebia, concretamente a  Waikiki Roughwater Swim, Around-Oahu Bike Race e Honolulu Marathon. O desafio era saber quem era o atleta mais resistente: o corredor, o nadador ou o ciclista.

LEIA TAMBÉM
Mais Abousy é a primeira mulher a fazer um IRONMAN Indoor

O norte-americano não se ficou pela prova de 1978, já que disputou depois vários Ironmans, sendo uma referência onde se encontrava por ser um dos pioneiros da modalidade.

Infelizmente, o triatlo perdeu um dos seus de sempre, um triatleta que lutou, nos últimos anos, contra a leucemia.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Dave Orlowski (@1978originalironman)