As coisas não estão fáceis, este início de ano, para o Trail: não bastavam as restrições decorrentes da pandemia de COVID-19, agora é a chuva que acaba de levar ao cancelamento da quinta etapa da Volcano UltraMarathon 2021!

Agendada para esta quinta-feira, dia 1 de abril, em plena Costa Rica, a quinta etapa da Volcano UltraMarathon acabou tendo de ser cancelada devido às fortes chuvas torrenciais que se abateram sobre a região.

«Informamos que, após a reunião da organização da prova e como resultado do alerta meteorológico decretado pela Comissão Nacional de Emergência [da Costa Rica], somos obrigados a cancelar a quinta etapa da Volcano UltraMarathon e da Volcano Trail Marathon, bem como o adiamento da Volcano 100 Miles», pode ler-se no comunicado divulgado pela organização do evento costa-riquenho.

LEIA TAMBÉM
Robert Becker correu 157 km em 24 horas com… 75 anos

Depois do aparecimento do mau tempo, ainda na quarta-feira, o degradar das condições meteorológicas já na quinta acabou por obrigar ao cancelamento de todas as provas do evento. No caso da Volcano 100 Milhas, com a corrida a ser transferida para sexta-feira, num percurso também ele alterado.

De resto, ainda na quarta-feira e fruto do mau tempo, a organização já havia sido obrigada a tentar suavizar os estragos provocados pelas chuvas torrenciais, instalando por exemplo cordas nalgumas zonas do percurso. Ou, até mesmo, a alterar algumas secções do traçado.

Entretanto, e caso a meteorologia o permita, a competição deverá ser retomada já esta sexta-feira, dia em que, de acordo com os dados do Instituto Meteorológico da Costa Rica, as chuvas podem começar a diminuir.

Caso assim se confirme, terá então lugar a sexta etapa da Volcano UltraMarathon 2021, com um percurso de 87 quilómetros, 2.592 metros de elevação positiva e 5.017 metros de elevação negativa, assim como a Volcano 100 Millas, a qual, no entanto, terá um percurso encurtado para 115 quilómetros, com a partida a ter lugar às 6h30 locais a partir da Fazenda Central.

Cumpridas que estão as primeiras quatro etapas da corrida, Zaid Ait Malek e Stephanie Pierrard detêm a liderança nas respectivas categorias.