Depois de um ano de 2020 atípico, em que a maioria das provas não se realizaram, 2021 começa de forma mais positiva, por exemplo no Ultra Trail. A Guara Somontano (UTGS) foi confirmada, ainda que com um lote de inscrições reduzido…

Realizado nas paisagens selvagens de Huesca, Espanha, o Ultra Trail Guara Somontano 2021 acaba de ver confirmada a sua realização, retomando assim um percurso interrompido em 2020 devido à pandemia de coronavírus.

De resto, e também devido à pandemia, a edição deste ano acaba igualmente marcada por situações excecionais, a começar, pelo número inferior de inscrições, resultado da elevada quantidade de atletas – mais de 800 – que, inscritos na edição de 2020, decidiram aceitar o convite da organização para manterem o dorsal já pago e apresentarem-se à partida para a edição deste ano.

LEIA TAMBÉM
Portugal com duas provas no calendário da Ultra Trail World Tour 2021

A par deste facto. e igualmente a condicionar o número de participantes, a decisão tomada em setembro último com base naquela que era a previsão, em termos de pandemia, para os meses seguintes.

Assim, a partir do dia 5 de fevereiro, data em que abrirá o período de inscrições para o Ultra Trail Guara Somontano 2021, não haverão mais do que 120 dorsais para distribuir e apenas para a distância Ultra 108, já que, no caso das restantes distâncias, os dorsais que transitam de 2020 cobrem todas as inscrições disponíveis.

Contudo, a organização também avança que, dependendo sempre da forma como a pandemia evolua durante o próximo mês de junho, poderão vir a ser disponibilizados mais 100 dorsais em cada uma das distâncias.

Recorde-se que a edição de 2021 do Ultra Trail Guara Somontano está agendado para o fim-de-semana de 25 e 26 de setembro. Ou seja, um total de quatro distâncias:

  • Ultra-Trail Guara Somontano, num total de 108 km, com 6000 metros de desnível positivo, e saída da localidade de Alquézar, às 0h30 de sábado
  • Long Trail Guara Somontano, num total de 52 km e 3000 m de desnível positivo, com saída no sábado, às 07h00
  • Trail Guara Somontano, com 38 km e 1900 m de desnível positivo, com saída no sábado, às 08h00
  • Alquezar Trail, com 14 km e 700 m de desnível positivo, com saída no domingo, às 10h00

A par destas corridas, a organização pretende repetir a prova de Ultra Trail Guara Somontano – Crianças no domingo de manhã, aproveitando o sucesso que foi a primeira edição. Mas também a iniciativa Escola de Trail UTGS, cujos treinos deverão começar em fevereiro, com crianças não só de Alquézar, mas também de outras localidades próximas para incutir não apenas o gosto pela modalidade, como também os valores do desporto, do esforço e do companheirismo, nas gerações mais jovens.

O Ultra Trail Guara Somontano é, hoje em dia, uma das provas de referência na modalidade, não apenas em Espanha, como também no plano internacional, levando a Alquézar e à região de Huesca atletas de mais de 20 nacionalidades.