Transvulcania

Considerada uma das mais difíceis ultra-maratonas da atualidade, disputada na ilhas Canárias, a famosa Transvulcania foi já adiada para depois do Verão, mais precisamente para Outubro.

A cumprir, este ano, a sua 12.ª edição, a principal ultra-maratona disputada em La Palma estava inicialmente agendada para os primeiros dias de maio. No entanto, com o advento da pandemia de coronavírus, a organização acabou por ter adiar a prova para o mês de Outubro.

A decisão foi anunciada através de um comunicado da Transvulcania 2020, garantindo que «não foi uma decisão fácil, tal como não foi fácil encontrar uma nova data, num calendário já repleto de provas no último trimestre do ano».

LEIA TAMBÉM
Skyrunner Virtual Series entre abril e junho para juntar a comunidade

Apesar deste adiamento de cinco meses, a Transvulcania 2020, que agora realizar-se-á entre 26 de setembro e 3 de outubro, mantém-se dentro dos circuitos deste ano da Skyrunning, assim como das Real Federação de Espanha de Atletismo.

«A nova data foi escolhida em coordenação com a Federação internacional de Skyrunning (ISF) e com o calendário das Skyrunner World Series, dentro do qual está também o calendário da modalidade Ultra-Maratona. Mas também em coordenação com a RFEA, responsável em Espanha pela modalidade Ultra-Maraton, o que permite que a Transvulcania se mantenha dentro do circuito espanhol de Trail/Mountain Running Series», pode ler-se no mesmo comunicado.

Considerada uma das mais duras ultra-maratonas do calendário, a Transvulcania vai, este ano, realizar-se bem mais tarde
Considerada uma das mais duras ultra-maratonas do calendário, a Transvulcania vai, este ano, realizar-se bem mais tarde

Quanto a um possível cancelamento da edição deste ano, os organizadores da Transvulcania 2020 assumem que teria sido «a decisão mais fácil», embora, «especialmente agora, quisemos, mais do que nunca, estar ao lado daquela que é a realidade da ilha. Sabemos que a Transvulcania é um dos projetos de maior impato económico em La Palma e esta edição será um grande apoio económico para as empresas e PME’s locais».

Quanto aos atletas com inscrição já paga para a edição deste ano, mas que, em virtude da mudança de datas, já não possam comparecer, a organização da Transvulcania 2020 anuncia que poderão transferir a sua inscrição para a edição de 2021 ou pedir a devolução, na íntegra, no montante pago.

LEIA TAMBÉM