Ruth Croft, da Nova Zelândia, foi a vencedora absoluta da Tarawera Ultramarathon 2021, segunda etapa da Ultra-Trail World Tour, evento que contou com 3.000 participantes nas quatro distâncias.

Ruth Croft, da Nova Zelândia, registou o tempo de 9h21m03, um novo recorde feminino para os 102 km e 3.089 metros de desnível positivo da Tarawera Ultramarathon.

Com uma estratégia perfeita, onde procurou não se deslocar do pelotão da frente na primeira metade da prova, muito mais rápida, a neozelandesa, de 32 anos, atacou na segunda parte, muito mais técnica. O ataque final ocorreu nos últimos 25 km, quando Ruth Croft assumiu a liderança e acabou por vencer a classificação geral.

O percurso da Tarawera Ultramarathon 2021, prova ganha por Ruth Croft
O percurso da Tarawera Ultramarathon 2021, prova ganha por Ruth Croft

Atrás da neozelandesa ficou Rhys Johnston, com 9h39m29, ou seja, 18m26 a mais do que Ruth Croft. No último lugar do pódio ficou Chris Sanson (9h42m46). 

Entre as mulheres, na segunda posição ficou Konoka Azumi (10h1209), sétima da classificação geral.

«Estou muito feliz, foi um bom dia, não há mais nada a acrescentar. Comecei de uma maneira conservadora, mas foi bastante difícil, já que os primeiros 30 km são muito rápidos.»

De referir que a Covid-19 não assolou a Nova Zelândia por isso a Tarawera Ultramarathon realizou-se normalmente. No total, a prova contou com cerca de 3.000 corredores nas distâncias 21K, 50K, 102K e 160K.

Ruth Croft confessou que ficou satsifeita por correr em casa, principalmente depois da incerteza do ano passado, quando treinava para uma prova na Europa e ela era adiada. 

«Desejava voltar a correr e ter uma corrida que se desenvolvesse com normalidade, o que não acontece na Europa (…) Foi bom estar em casa e saber que a corrida iria acontecer.»

De referir que Ruth Croft é considerada uma das atletas mais polivalentes do circuito internacional, já que corre várias distâncias sempre com um nível competitivo bastante alto. Inclusive, em 2019, correu a Maratona de Seul, quando terminou na potava posição com o tempo de 2h34m18.