A empresa organizadora da Kilometer World Circuit 2020, a Taça do Mundo Quilómetro Vertical, revelou que a competição não será realizada este ano, um duro revés para o Trail mundial.

«Infelizmente, devido a circunstâncias imprevistas, a Vertical Kilometer World Circuit 2020 foi cancelada. Atualmente estuda-se uma revisão do circuito oficial para encontrar um novo conceito gratificante e emocionante para atletas, organizadores e adeptos. Os planos para o futuro do circuito serão anunciados no seu devido tempo», revelou a SkyMan, uma comunicação que apanhou o Mundo do Trail de surpresa, já que a Taça do Mundo Quilómetro Vertical sempre contou com um acompanhamento assinalável por parte dos corredores de Trail.

A primeira edição da competição aconteceu em 1994, em Cervinia, Itália. O vencedor foi o italiano Ettore Champretavy, com 40m44.

Desde então, a Taça do Mundo Quilómetro Vertical foi ganhando cada vez mais relevo, com o calendário a somar 120 provas em todo o mundo.

LEIA TAMBÉM
Kim Collison com novo recorde na Bob Graham Round Winter

Em 2017, separou-se de vez do calendário da Skyrunner World Series, reduzindo para 17 as provas da Taça do Mundo. Em 2018 tivemos 11 datas e, no ano passado, apenas oito.

Apesar desta redução de provas, ninguém esperava esta decisão da SkyMan, empresa que organiza a Taça do Mundo Quilómetro Vertical.

Os campeões de 2019 foram o espanhol Daniel Osanz (a Espanha é uma das grandes potências da modalidade) e Jessica Pardin.

Os recordes estão na posse de Philip Gotsch (28m53, em Kv de La Fully, em 2017) e Axelle Mollaret (34m44, em Vertical du Grand Serre, 2018).

LEIA TAMBÉM