Após conquistar o Mundial de Trail, o espanhol Luis Alberto Hernando conquistou agora o título europeu de Skyrunning, prova realizada na High Trail Vanoise (70 km/D+ 5.400 metros), em França.

 

Hernando alcançou uma vitória categórica, já que dominou desde cedo a High Trail Vanoise. Curiosamente, no início da prova o espanhol teve como principais adversários o russo Dmitry Mityaev e o francês Aurélien Dunand-Pallaz. A deceção inicial foi o gaulês Nicolas Martin, um dos principais favoritos ao triunfo final, que, no entanto, nos 40 km, finalmente entrou na luta pelos lugares do pódio, muito devido a quebra de ritmo de Mityaev.

No final, Luis Alberto Hernando terminou a prova com o tempo de 8h17. Atrás ficaram Aurélien Dunand-Pallaz (8h30) e Dmitry Mityaev (8h43).

Este foi o terceiro título consecutivo de Luis Alberto Hernando. Os anteriores foram em Trans d’Havet (2013) e Ice-Trail Tarentaise (2015).

Na prova feminina, triunfo para a norte-americana Megan Kimmel (9h46), que superou a holandesa Ragna Debats por apenas seis minutos. No último lugar do pódio ficou a sueca Mimmi Kotka (10h30).