O britânico Kim Collison alcançou um novo recorde na Bob Graham Round, uma das rotas mais emblemáticas do Reino Unido. O novo registo é válido no período de Inverno, entre 1 de dezembro e 1 de março.

No total, Kim Collison precisou de 15h47 para correr os 106 km e 8.200 metros de desnível positivo acumulado da Bob Graham Round, um dos grandes desafios do Trail na Grã-Bretanha.

O anterior registo, no Inverno, estava na posse de Jim Mann desde 2013, com cerca de 2h30. Ou seja, Kim Collison alcançou assim o denominado FKT (Fastest Known Time), desafios pessoais que vários triatletas gostam de fazer.

De referir que a marca, no Verão, está na posse do espanhol Kilian Jornet, que correu a distância em 12h52 em 2018 (veja aqui), superando um recorde que não era superado há… 36 anos!!!

Kim Collison revelou que o seu desafio não foi nada fácil, como esperado. Por exemplo, o britânico teve de ultrapassar temperaturas que registaram – 7º C, o que dificultou em muito a corrida no período noturno, com o piso bastante escorregadio em muitos locais, concretamente na região de Skiddaw.

LEIA TAMBÉM
Fantástico João subiu o Evereste… na Serra do Marão

No entanto, Collison, de 39 anos, que já tinha corrido este desafio por duas vezes, foi beneficiado pela escassez de neve.

«O meu pai correu a Bob Graham Round quando eu era um miúdo e sempre ambicionei o recorde desde a sua morte. Acredito que esta ronda tornou-se parte da minha identidade.»