Um dos grandes nomes do Trail mundial, Iker Karrera mostrou toda a sua grandeza quando decidiu ajudar um rival que o procurava alcançar no VI Trail Valle de Tena, oferecendo uns ténis ao seu perseguidor.

Tudo aconteceu no sábado na sexta edição do Trail Valle de Tena, em Panticosa, Espanha, na prova 8K (77 quilómetros e 6.800 metros de desnível acumulado). Considerado um dos pais da ultradistânica na Europa, Iker Karrera, de 46 anos, alcançou o terceiro lugar da prova após três anos sem competir. 

Durante a prova, Iker Karrera trocou algumas palavras com um dos seus perseguidores, Alfonso Cano, com este a confessar estar com problemas nas sapatilhas, que ficaram danificadas após uma aparatosa queda.

LEIA TAMBÉM
Bruno Coelho foi o melhor português no UTMB
Tuxa Negri foi a melhor atleta portuguesa no UTMB
Francês François D’Haene conquista o quarto triunfo na UTMB
Norte-americana Courtney Dauwalter termina UTMB na sétima posição da geral

No abastecimento de Amezketa, Iker Karrera, que conseguiu abrir uma vantagem para o seu rival, entregou os seus ténis suplentes à organização, pedindo para esta entregar os mesmos ao seu perseguidor. 

«O teu rival deixou estas sapatilhas novas para poderes continuar a correr», disse-lhe um dos voluntários ao estupefacto Alfonso Cano.

Com as sapatilhas novas e um novo ânimo, a perseguição a Iker Karrera continuou, mas o veterano corredor conseguiu abrir uma vantagem e acabou por terminar na terceira posição.

Recorde-se que o espanhol tem no seu currículo participações na Tor des Géants, Transvulcania, Lavaredo Ultra-Trail, Transalpine Run e UTMB, onde alcançou o segundo lugar em 2011 (veja aqui o incrível palmarés do espanhol). Tem ainda registos pessoais em rotas míticas do Trail, como na High Route Chamonix-Zermatt e Nolan 14, por exemplo.

Iker Karrera terminou a prova com o tempo de 13h57m21, atrás de Jonatan Tejada Ocejo (13h24m14) e Oscar Puyuleo Bagueste (13h41m01). Já Alfonso Cano terminou na 16.ª posição, com o tempo de 15h55m42, mas sempre com o consolo de ter calçado os ténis do mítico Iker Karrera.