Hélio Fumo alcançou o título de campeão nacional de Trail 2021, título alcançado este domingo na prova Trilhos do Pastor, na Batalha.

Numa prova bastante competitiva, Hélio Fumo foi o grande vencedor, numa corrida que foi decidida apenas nos últimos quilómetros.

Para termos uma ideia da competitividade dos Trilhos do Pastor, nos 31 km, três atletas brigavam pelo título: Hélio Fumo, André Rodrigues e Dário Moitoso, que defendia o seu título. Os três separados apenas por 5 segundos.

A prova partiu-se no km 33, quando Hélio Fumo atacou para a meta, deixando os seus adversários para trás. O atleta da Runners do Demo foi o mais forte e terminou com o tempo de 2h57m55, conquistando o título nacional de Trail 2021. Atrás ficaram André Rodrigues, com 2h58m32, e Dário Moitoso, com 3h00m21, que manteve a tradição e alcançou novamente o pódio (em quatro edições deste formato, tem uma terceira posição, um segundo lugar e dois primeiros lugares).

De referir que Dário Moitoso sofreu várias quedas ao longo da prova, o que provavelmente acabou por marcar o seu desempenho.

Em equipas, vitória para a Team Trail Bifase, equipa do segundo colocado, ANdré Rodrigues, que, no final, confessou que, se não fosse pelo título por equipas, dificilmente correria este domingo. Atrás ficaram EDV-Viana Trail e Runners do Demo.

Os Trilhos do Pastor apresentou um percurso de 35 quilómetros e 1.500 metros de desnível positivo e teve Hélio Fumo como vencedor do Nacional de Trail 2021.

LEIA TAMBÉM
O Trail segundo o olhar do fotógrafo João Delgado