Os organizadores da Golden Trail National Series, um circuito formado por algumas das corridas de montanha mais icónicas da Europa, revelaram que a final de 2020 será realizada nos Azores Trail Run – Volcanoes Trail.

O Golden Trail National Series comprovou no seu primeiro ano o êxito que todos esperavam e, deste modo, a segunda edição foi confirmada para o próximo ano, com todos os participantes com o desejo de ocuparem os tronos de Gisela Carrión e Eduard Hernández, campeões de 2019.

Em 2020 teremos cinco corridas, além da final, que será realizada na ilha do Faial, no Azores Trail Run – Volcanoes Trail. A novidade de 2020 é a inclusão da Kanpezu-Ioar Mendi Maratoi Erdia.

O calendário da Golden Trail National Series, que apresenta cinco provas entre os 20 e os 42 quilómetros, é o seguinte:

  • 1 de fevereiro – Maratón del Meridiano (42 km e 2.600 m D+), Canárias
  • 8 de março – Louzantrail (30 km e 2.000 m D+), Portugal
  • 19 de abril – Trail Cap de Creus (23 km e 1.200 m D+), Catalunha
  • 5 de Maio – Kanpezu-Ioar Mendi Maratoi Erdia (26,5 km e 1.930 m D+), Navarra / País Basco
  • 3 de outubro – Sky Pirineu (36km, 2800 m D+), Pirinéus catalães
  • 1 de novembro – Azores Trail Run – Volcanoes Trail (38 km e 2000 m D+), Portugal

«Para poder marcar pontos e serem convidados à final, os atletas terão de participar no mínimo em duas das corridas do circuito e na Sky Pirineu. Os três primeiros classificados feminino e masculino serão convidados a competir nos Açores, com os pódios masculino e feminino das Golden Trail National Series da França e Bélgica, Itália, Polónia, República Checa e Eslováquia (e outros países ainda a confirmar). Os participantes a partir do terceiro lugar também poderão viajar aos Açores para competirem na Azores Trail Run – Volcanoes Trail e lutar pelo seu lugar nas Golden Trail World Series 2021, caso subam ao pódio», revela um comunicado, que faz questão de salientar as particularidades da grande final.

LEIA TAMBÉM
Kilian Jornet e o “vencedor” do desafio «Se tivesses 24 horas para fazer o que mais gostas, o que farias?»

«Na Azores Trail Run – Volcanoes Trail, os atletas vão poder desfrutar de um traçado diferente e especial, pois cruza 10 vulcões adormecidos e desemboca na Levada, considerada o maior trabalho de engenharia hidráulica da década de 60 nos Açores. São 8 km por pontes e túneis espetaculares neste canal artificial de água que vai dar à Caldeira do Faial, uma das caldeiras vulcânicas mais incríveis do planeta. Depois da volta começa a descida através de velhos caminhos até à cidade da Horta, situada numa das baías mais bonitas do mundo.»