Pela primeira vez na sua carreira, Dário Moitoso conquistou o título do Campeonato Nacional de Trail Ultra ao vencer o Trail Porto da Cruz Natura (50 km com D+ 3600m).

Com partida e chegada na vila de Porto da Cruz e com trilhos técnicos, estradões e carreiros, mais uma vez o Trail Porto da Cruz Natura mostrou a sua espetacularidade com uma prova bastante competitiva nos 50 km. 

Apesar de dominar do início ao fim, Dário Moitoso nunca teve uma prova fácil, já que sempre sentiu a pressão de Bruno Silva, segundo, com mais 1m35 que o tempo final de Dário Moitoso, que registou 5h00m33. Na terceira posição ficou Pedro Barros, com 5h07m58 (mais 7m25 quie o primeiro colocado).

LEIA TAMBÉM
François D’Haene supera recorde de Kilian Jornet na Hard Rock Endurance Run 100 Miles

A prova percorreu os limites da freguesia do Porto da Cruz, indo dos 0 metros de altitude até aos 1420 metro no Poiso. Pelo caminho, subida a Penha D’Águia (580m) e a encosta do Lombinho (1,5 km, com 500m de desnível positivo).

Recorde-se que Dário Moitoso é um dos principais nomes do Tral nacional, embora nunca tinha conquistado o Nacional de Trail Ultra, o que aconteceu pela primeira vez este domingo. Aos 28 anos, o corredor do Clube Ciaia e do Azores Trail Run, escreve assim o seu nome na modalidade do nosso país.

Além de Dário Moitoso ter ganho o Nacional, também Inês João, do Saca Trilhos Anadia, teve motivos para sorrir com o triunfo na prova feminina, com o tempo de 6h03m10. Nas posições seguintes ficaram Cristina Arreiol, com 6h11m01, e Inês Marques, com 6h12m53.