Barkley Marathons

Considerada uma das mais difíceis corridas do Mundo, a edição deste ano da Barkley Marathons manteve a tradição, ou seja, ninguém terminou a prova. Desde 1986, aquando da sua primeira edição, apenas 15 atletas conseguiram a proeza de cruzar a meta. E, este ano, 40 tentaram…

No total, a Barkley Marathons apresenta 160 km, divididos em cinco voltas de 32,2 km no Frozen Head State Park, com um desnível positivo de 20 mil metros. O desafio de todos os atletas é terminar a prova em 60 horas, embora haja sempre tempos de corte a cada volta, num percurso novo a cada edição e sem marcações.

LEIA TAMBÉM

Este ano, a prova ficou marcada pelas condições meteorológicas nada amigáveis para os atletas, com chuvas fortes, granizo e fortes alterações de temperaturas, o que fez com que, logo na primeira volta, 17 corredores tenham ficado pelo caminho.

O mais resistente foi o dentista Karel Sabbe, que lutou contra a natureza durante 40 horas, completando quatro das cinco voltas do programa.

Além do belga, também Greig Hamilton, Guillaume Calmettes, Tomokazu Ihara, Johan Steene e Jamil Coury conseguiram concluir a denominada Fun Run, as três primeiras voltas em 28 horas.

LEIA TAMBÉM

Um curto documentário explica o fascínio e a dureza da Barkley Marathons