Depois de um ano de 2020 completamente atípico, em que a maior parte das provas acabou cancelada, a Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) divulga agora o calendário provisório para o ano que começa. A maior novidade é a criação de um novo circuito focado nas longas distâncias.

Recordando as recomendações de organismos internacionais como a Organização Mundial de Saúde (OMS), que defendem a importância a prática desportiva enquanto meio essencial para a saúde e bem estar das populações, a Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) decidiu divulgar aquele que descreve como «um calendário provisório» da modalidade para o ano que está a começar.

Encarado também como uma forma de «respeitar o esforço e dedicação dos atletas» e «valorizar o trabalho das organizações no desenvolvimento de oportunidades para os associados competirem e desfrutarem dos trilhos em todo o país», este calendário tem em atenção não somente as provas que «não puderam ser realizadas em 2020 devido à pandemia e que, como anunciado à data, transitaram automaticamente para o ano de 2021», mas também quaisquer candidaturas de novas provas que consigam ser apresentadas junto da ATRP «até ao final de janeiro».

LEIA TAMBÉM
Primeiro Mundial unificado de Trail e Montanha da World Athletics terá lugar em 2021

A par destas, a ATRP abre ainda as candidaturas à organização do Campeonato Nacional de Trail, «que  deverá ser realizado no dia 28 de março, salvo impedimento em contrário». Sendo que as  organizações interessadas em levar adiante a sua realização deverão «contactar a associação via email info@atrp.pt», explicita o organismo em comunicado.

Entretanto, e uma vez entregues todas as candidaturas, a ATRP promete dar a conhecer o calendário definitivo da época de Trail Running «até 15 de fevereiro», assim como a «respectiva categorização para as provas às quais ainda não tenha sido atribuída». Na mesma data será ainda divulgado o Regulamento de Competições.

Nacionais a partir de março

Entretanto, a ATRP anunciou, igualmente, as datas dos campeonatos nacionais masculino e feminino de Trail, Trail Ultra e Trail Ultra Endurance, sendo que os campeões, recorda a associação, conquistam o direito de integrar a seleção nacional que participará no Campeonato do Mundo de Trail e Corrida de Montanha, de 11 a 14 de novembro, na Tailândia.

Assim, o Campeonato Nacional de Trail está, desde já, agendado para dia 28 de março, ao passo que o Nacional de Trail Ultra Endurance deverá realizar-se a 7 de maio, mais concretamente com a realização do Ultra Trail Serra de São Mamede, Portalegre, prova com 113 quilómetros de distância.

Quanto ao Campeonato Nacional de Trail Ultra, deverá ter lugar no dia 18 de julho de 2021 com a realização do Trail Porto da Cruz Natura, na Madeira, com um total de 50 quilómetros.

Novo circuito Trail Ultra Endurance XL

A pensar também na qualificação para o Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, a ATRP decidiu criar em 2021 o Circuito Trail Ultra Endurance XL.

Imprescindível na qualificação para o Campeonato Nacional da categoria, os atletas apenas terão de participar em duas provas deste circuito, ou até mesmo em apenas uma mais outra do Circuito Trail Endurance, para garantirem um lugar à partida do Nacional de Trail Ultra Endurance.

O bicampeão nacional de Trail, Dario Moitoso

Pro League regressa

Finalmente, no comunicado agora divulgado, a ATRP garante ainda que o Circuito ATRP Pro League, «iniciado no último ano mas suspenso devido à pandemia», a qual «inviabilizou a realização de quatro das cinco provas que o integravam, será retomado em 2021». Embora, e «eventualmente, com ajustes à nova realidade».

Conheça o calendário provisório elaborado pela ATRP para 2021 aqui.