Um dos grandes nomes de sempre do Trail, o espanhol Luis Alberto Hernando, tricampeão mundial, vai receber a Real Orden al Mérito Deportivo por parte do Governo de Espanha.

A Real Orden al Mérito Deportivo distingue os atletas que se destacaram na prática, fomento e/ou ensino do desporto e é a mais alta distinção que um desportista pode receber por parte do Governo de Espanha.

É o que acontecerá com Luis Alberto Hernando, verdadeiro embaixador do Trail mundial, uma das referências da modalidade, com uma legião de admiradores.

LEIA TAMBÉM
Jonathan Albon destrona o reinado de Luis Alberto Hernando no Mundial
Veja o impressionante ataque de Hernando para o bicampeonato mundial
Os 15 conselhos do novo campeão do Mundo de Trail

A história de êxito do espanhol está intimamente ligada a Portugal, já que foi aqui, concretamente no Gerês, que Luis Alberto Hernando conquistou o seu primeiro título mundial Trail, em 2016.

Numa declaração ao jornal El Correo de Burgos, o espanhol confessou que não esperava ser reconhecido pelo Consejo Superior de Deportes.

«Não esperava ser distinguido, sobretudo devido ao desporto que pratico. O Trail está a crescer, está em plena expansão, mas não deixa de ser um desporto minoritário e não é olímpico, o que faz com que altere muito a história. A alegria é dupla, por mim e pelo reconhecimento que isso dá a minha disciplina desportiva. E, por acrescento, a todos os praticantes de Trail.»

Neste momento, Luis Alberto Hernando está em recuperação após ser operado ao tornozelo. O espanhol espera regressar em pleno em maio, já que pretende correr a Transvulcania entre 7 e 9 de maio, mas também depois a Adidas Infinite Trails e Mont Blanc.

Hernando receberá a medalha de prata, assim como a compatriota Núria Fernández, que já não corre e tinha como especialidade os 1500 metros (três vezes atleta olímpica, em Sidney 2000, Atenas 2004 e Londres 2012, e bicampeã europeia em Barcelona 2010 e Helsinque 2012).

Outra atleta que será distinguida é Ana Peleteiro, campeã deste ano no salto triplo em Pista Coberta e sexta colocada no Mundial de Doha.