Sara Catarina Ribeiro alcançou na Maratona de Valência os mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano. No entanto, a portuguesa ainda tem de esperar para ter a certeza que vai estar em 2020 na principal competição desportiva do mundo.

Em Valência, Sara Catarina Ribeiro alcançou o tempo de 2h26m40, novo recorde pessoal. Um grande tempo, já que a atleta é agora a nona portuguesa a correr a distância em menos de 2h27. Com este registo, o Atletismo garantiu pelo menos a sexta vaga em Tóquio.

Apesar de ter alcançado os mínimos, Sara Catarina Ribeiro ainda não garantiu 100% a sua qualificação, pois outras atletas podem, no futuro, correr a Maratona num melhor tempo. Algo que, teoricamente, é complicado, fruto do tempo obtido em Valência.

LEIA TAMBÉM
Kaan Ozbilen com novo recorde da Europa na Maratona de Valência

Sara Catarina Ribeiro passou a Meia-maratona em 1h13m09, terminando no 12.º lugar numa prova de elevada qualidade. A atleta do Sporting melhorou o seu tempo pessoal em mais de três minutos, que era de 2h30m10.

Com a qualificação de Sara Catarina Ribeiro, Portugal já garantiu 29 atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que serão realizados entre 24 de julho e 9 de agosto.

Carla Martinho alcança pódio na Meia-maratona de Macau

Entretanto, em Macau, outro excelente resultado do Atletismo nacional, com Carla Martinho a alcançar o terceiro lugar da Meia-maratona da cidade, com o tempo de 1h17m57.

LEIA TAMBÉM
Joshua Cheptegei alcança recorde do mundo nos 10 km de Valência

A vencedora foi a queniana Esther Wambui Karimi, com 1h13m37.

Na prova masculina, com vitória do queniano John Muiruri Mburu (1h03m45), o português Vitor Oliveira alcançou o quinto lugar, com 1h08m15.