O queniano Robert Keter registou o melhor tempo do mundo nos 5 km estrada, retirando ao anterior registo sete segundos. Tudo aconteceu no Urban Trail Lille 5 km.

Os tempos nos 5 km estrada são reconhecidos pela IAAF desde novembro de 2017, sendo que, a partir de 1 de janeiro de 2018, o recorde do mundo seria registado desde que fossem superados as marcas de 13m10 e 14m45 no masculino e no feminino, respetivamente.

Caso ninguém alcançasse esses tempos, os melhores do ano ficariam como os primeiros registos, o que acabou por acontecer com Bernard Kibet (13m30) e Caroline Kipkurui (14m48).

No entanto, logo em fevereiro, em Mónaco, Julien Wanders (13m29) e Sifan Hassan (14m44) alcançaram aqueles que foram os primeiros recordes do mundo na distância, um registo que acabou por ser igualado por Edward Cheserek no Carlsbad 5000, dois meses depois.

Robert Keter brilha nos 5 km de Lille

Até que surgiu Robert Keter, que, em Lille, correu os 5 km estrada em 13m22, ou seja, uma média de 2m40 por quilómetro (2m36 no primeiro km e 8m05 no terceiro). Algo cansativo só de ver…

A prova contou com grandes nomes do Atletismo mundial, como Stanley Waithaka (recente campeão dos 5.000 metros em pista), Milkesa Mengesha (campeão mundial de Cross Sub-20) e Davis Kiplangat (finalista nos 3000 metros no Mundial Pista Coberta), mas foi o “desconhecido” Robert Keter a surpreender tudo e todos, a começar pela própria organização.

De referir que os segundos colocados, Waithaka, Kiplangat e o campeão olímpico juvenil de 2014, Gilbert Kwemoi, terminaram com o mesmo tempo, um segundo a menos do que o anterior recorde do mundo.

Ou seja, tivemos quatro corredores a correr os 5 km de Lille abaixo do registo anterior de Julien Wanders. Absolutamente incrível.

De referir que, no final, Robert Keter fez questão de salientar que esta foi a sua primeira corrida de 5 km estrada…

LEIA TAMBÉM
Granizo na Behobia-San Sebastián obriga centenários a correr de costas
John Kipkorir Komen vence a Maratona mais desejada de todos numa final espetacular

Por último, devemos recordar que Sammy Kipketer já correu os 5 km estrada em 13m00, concretamente no ano de 2000, em Carlsbad 5000 (e que repetiu o tempo no ano seguinte). No entanto, a distância ainda não era oficialmente reconhecida pela IAAF, o que aconteceu a partir de 2018. Ou seja, só a partir desse ano é que as marcas são reconhecidas pela entidade que rege o Atletismo mundial.

O mesmo aconteceu com os 10 km estrada, cujo registos mundiais são de 26m44 ( Jacob Kiplimo) e 28m43 (Joyciline Jepkosgei). Ou seja, no masculino, Kiplimo correu ao mesmo ritmo que Robert Keter correu nos 5 km de Lille, embora com o dobro da distância…