Campeonato Nacional Estrada

É já este sábado, dia 11 de janeiro, que tem lugar mais uma edição do Campeonato Nacional de Estrada. Rui Pinto, do Sport Lisboa e Benfica, e Catarina Ribeiro, do Sporting Clube de Portugal, estarão à partida com o objectivo de renovar os respectivos ceptros de campeão.

Organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo, os Campeonatos Nacionais de Estrada tem início às 14h30, com a realização da partida da corrida feminina, em frente à Praça da Maratona do Estádio de Honra do Complexo Desportivo do Jamor, na Avenida Pierre de Coubertin.

Quanto à corrida masculina e Corrida com os Campeões, terá início às 14h45, já depois do Desporto Adaptado, com partida às 14h35.

Em 2018, o Nacional de Estrada feminino acabou por ditar a vitória de Inês Monteiro, do Sporting, com o tempo de 33m37s
Em 2018, o Nacional de Estrada feminino acabou por ditar a vitória de Inês Monteiro, do Sporting, com o tempo de 33m37s

Inscritos nesta edição do Nacional de Estrada estão mais de 1600 participantes, incluindo já os participantes na Corrida dos Campeões, assim como as equipas que conquistaram os principais pódios, em 2019: em femininos, além do campeão nacional Sporting, o Recreio de Águeda e Sporting de Braga; em masculinos, o mesmo campeão nacional Sporting, assim como as equipas do Sporting de Braga e Maia AC.

Percurso com alterações face a 2019

Diferente, este ano, será o percurso da prova, devido aos constrangimentos derivados à recuperação do piso sintético do Estádio Nacional. Embora mantendo a distância de 10 km.

Assim, após a partida na Avenida Pierre de Coubertin, os atletas descem na direção da Marginal, seguindo, em seguida, no sentido de Paço de Arcos.

LEIA TAMBÉM
Robert Keter regista novo recorde do mundo nos 5 km estrada

O regresso far-se-á pela mesma marginal, até à Cruz Quebrada, onde, perto do Aquário Vasco da Gama, mudará de novo o sentido, para chegar de novo ao Complexo Desportivo do Jamor. Com a prova a terminar no local onde começou.

Circulação automóvel ficará interditada

Devido à realização da corrida, a circulação automóvel na Avenida Pierre de Coubertin será interditada a partir das 12 horas, enquanto, na Avenida Marginal, será interditada a partir das 14 horas, até às 17 horas.

Mais informações sobre os Campeonatos Nacionais de Estrada de 2020, podem ser obtidas no site oficial da Federação Portuguesa de Atletismo.

LEIA TAMBÉM