Tradicionalmente realizada na terceira segunda-feira de abril, a Maratona de Boston foi, este ano, adiada para 14 de setembro devido à pandemia de coronavírus. No entanto, e porque se trata de uma das mais importantes maratonas realizadas nos EUA, a organização começou já a alertar todos os corredores para que não compareçam na segunda-feira e que permaneçam… em casa.

O alerta da organização está, de resto, já publicado na página oficial da Maratona de Boston, recordando aos atletas que, ao contrário daquilo que tem sido a tradição, este ano, fruto da pandemia de coronavírus, a corrida só terá lugar em setembro.

Conscientes de que, apesar dos comunicados já feitos, poderão existir ainda muitos atletas que tomaram conhecimento da alteração ou fazem questão de correr nesta data, os organizadores dos 42,195 km de Boston estão agora a «apelar fortemente» para que todos os corredores fiquem em casa e evitem correr o percurso da Maratona (leia aqui e conheça os segredos do trajeto) nesse emblemático dia.

LEIA TAMBÉM
Matthias Kyburz regista o novo recorde do mundo dos 50 km na passadeira

De resto, os mesmos responsáveis alertam de que as restrições em termos de estacionamento serão aplicadas no dia 20 de abril, na baixa de Hopkinton, assim como em todas as zonas perto daquele que é o local tradicional de partida para a corrida.

«Com o objectivo de manter protegidos não só os que correm, mas também todos os cidadãos de Hopkinton e as forças de emergência médica, estamos a pedir a todos os corredores que continuem a cumprir o recolhimento social», afirmou, através de um comunicado publicado nos media locais, o vice-presidente do conselho de administração da Boston Athletic Association, John Coutinho.

Maratona de Boston

Recorde-se que, ainda em março, os organizadores da Maratona de Boston anunciaram que, pela primeira vez nos 124 anos de história da prova, a corrida seria, este ano, adiada.

«Aconselhamos todos aqueles que estão a pensar correr o percurso da Maratona de Boston para que fiquem em casa, mantendo o distanciamento social aconselhado, e ajudando a baixar o número de casos novos por coronavírus», comentou ainda um porta voz da Boston Athletic Association, defendendo que «temos de trabalhar em conjunto para conter a disseminação do vírus de forma a que todos possamos correr de novo, em setembro».

Entretanto, o Governador Charlie Baker decretou já feriado estadual no dia 14 de setembro, a nova data da Maratona de Boston, de forma a que todos possam participar no evento e celebrar a nova versão daquela que é uma das mais famosas maratonas do mundo.

LEIA TAMBÉM