Joshua Cheptegei, do Uganda, registou este domingo um novo recorde do mundo nos 10 km em estrada, concretamente em Valência.

Na última edição dos 10 km de Valência, já que, para o ano, os organizadores pretendem chegar aos 30 mil corredores na Maratona da cidade, que hoje acolheu 25 mil corredores, um recorde do mundo.

Este era o grande objetivo e Cheptegei conseguiu, correndo a distância em 26m38, menos seis segundos do registo de Patrick Komon, de 2010.

Cheptegei contou com a ajuda de três lebres ao longo do percurso e, nos 5000 metros, apresentou dois segundos acima do tempo de Komon há nove anos, concretamente 13m22.

«É um dos momentos mais importantes da minha vida e sem dúvida que podemos dizer que Valência é a Cidade do Running».

Recorde-se que a cidade espanhola tem ainda o registo mundial da Meia-maratona, na posse de Joyceline Jepkosgei (1h04m51) desde 2017. Agora, Joshua Cheptegei alcançou mais um registo para Valência.

Recorde-se que Cheptegei é o atual campeão do mundo de Corta-mato (março), campeão dos 5000 metros da Liga Diamante (agosto) e campeão mundial nos 10 mil metros, título conquistado em Doha (novembro), com o registo de 26m48s06, a segunda melhor marca de sempre num Campeonato do Mundo.

Joshua Cheptegei orgulhoso do seu recorde mundo
Joshua Cheptegei orgulhoso do seu recorde mundo