Numa única prova, a queniana Joyciline Jepkosgei conseguiu, em 2017, superar 4 recordes do mundo, concretamente nos 10, 15, 20 quilómetros e Meia-maratona. Conheça parte do seu plano de treino, que contou, por exemplo, com uma carga de 140 km numa única semana…

Marido e treinador, Nicholas Koech revelou à revista Sports Illustrated parte do treino da sua pupila, um plano que acabou por acarretar os quatro recordes do mundo. Ao analisarmos o plano realizado pela queniana, impressiona constatar os quilómetros corridos por Jepkosgei, que, em sete dias, correu, por exemplo, 140 km.

Segundo a revista especializada norte-americana, um dos segredos da preparação da recordista do mundo na altura foi treinar a 2400 metros de altitude, concretamente em Iten, cidade conhecida no Mundo como A Cidade dos Maratonistas.

Como curiosidade, refira-se que a corrida de recuperação da queniana é de 5m00/km e que o objetivo de Jepkosgei era correr a Meia-maratona de Praga em 1h05m30. Ou seja, tanto ela como o marido não esperavam alcançar na República Checa o recorde do mundo da Meia. Muito menos os restantes registos…

De referir que, dos quatro recordes alcançados por Jepkosgei, três alcançados em Praga continuam na sua posse, já que, na Meia-maratona, a etíope Ababel Yeshaneh Birhane registou 1h04m31 este ano, na Meia-maratona dos Emirados Árabes Unidos.

Recorde-se que Joyciline Jepkosgei, na Maratona, ganhou em Nova Iorque em 2019, precisamente na sua estreia na distância, registando o tempo de 2h22m38.

Plano de treinos da semana mais volumosa de quilómetros de Jepkosgei

  • SEGUNDA-FEIRA
    Manhã: 16 km Trail (70 minutos)
    Tarde: 8 km (40 minutos)
  • TERÇA-FEIRA
    Manhã: 15 x 400m em 68 segundos, recuperação de 1 minutoTarde: 10 km (50 minutos) + Fisioterapia
  • QUARTA-FEIRA
    Manhã: 12 km (50 minutos)
    Tarde: 10 km (50 minutos) + Fortalecimento no ginásio
  • QUINTA-FEIRA
    Manhã: 2 x 3000m/ 2000m/ 1000m em 9m48/ 6m24/ 3m04 e 9m45/ 6m20/ 3m04. Recuperação de 3m00, 2m30, 2m00, 3m00, 2m30
    Tarde: 10 km (60 minutos)
  • SEXTA-FEIRA
    Manhã: 18 km (90 minutos)
    Tarde: 10 km (50 minutos) + Fisioterapia
  • SÁBADO
    Descanso
  • DOMINGO
    Manhã: 25 km (87 minutos) em Moiben (2160 metros de altitude)
    Tarde: descanso