A 10K Valencia Trinidad Alfonso, prova incluída na Maratona de Valência, agendada este ano para o dia 1 de dezembro, terá um motivo de interesse extra, concretamente a presença de Joshua Cheptegei, do Uganda, que vai procurar estabelecer o novo recorde do mundo da distância.

Cheptegei é o nome escolhido pelos organizadores dos 10 km de Valência para o seu grande objetivo da prova: superar o recorde do mundo da distância, hoje na posse do queniano Leonard Patrick Komon, que, em 2010, em Utrech, correu os 10000 metros em impressionantes 26m44.

O melhor tempo de Cheptegei nos 10 km é 27m16, ou seja, o ugandês terá de realizar uma grande prova em Valência para alcançar o recorde do mundo.

«O meu desejo é alcançar o recorde do mundo em Valência, a cidade do running. Sei que o percurso é muito rápido e a meta é um local incrível. Portanto, espero fazer história na 10K Valencia Trinidad Alfonso.»

De referir que Cheptegei faz parte da NN Running Team, a primeira equipa profissional de Atletismo a nível mundial, contando com cerca de 60 atletas nas mais diversas distâncias.

LEIA TAMBÉM
Onde estavam os 2s de Bekele para o recorde do Mundo da Maratona?

Neste momento, o atleta do Uganda participa do Mundial de Doha, onde, no dia 6 de outubro, vai correr os 10000 metros, mas em pista. O seu melhor tempo é 26m49s94, tempo alcançado há dois anos no Mundial de Londres.

Além do triunfo no Mundial, Cheptegei tem como objetivo este ano alcançar o recorde do Mundo nos 10 km, em Valência. O primeiro dos seus objetivos está agendado para domingo. Depois, são dois meses de preparação para o segundo objetivo, a 1 de dezembro.