Meia-Maratona de Toronto Banana

Não, não se trata de uma banana verdadeira, e nem sequer de uma brincadeira da nossa parte! Falamos, sim, de um corredor norte-americano, Melvin Nyairo, que, envergando um disfarce de banana, terminou a Meia-Maratona de Toronto, inclusive, com um recorde no bolso; perdão, sob a casca!

Atleta norte-americano de origem queniana, Melvin Nyairo foi, de resto, senão a maior, uma das maiores atracções da última edição da Scotiabank Toronto Waterfront Half Marathon. Roubando protagonismo, inclusivamente, a Philemon Rono e Maddalune Masai Robertson, os verdadeiros vencedores dos 42,195 km disputados na maior cidade e centro financeiro do Canadá.

Maratona Toronto Banana
Corredor de causas, Melvin Nyairo promete estar à partida da próxima edição da Maratona de Boston

Vestido com um disfarce de banana, como forma de publicidade a um dos principais produtores deste fruto, Chiquita, Nyairo terminou a prova com o tempo de 1h15m35. Marca que lhe garantiu o oitavo posto na sua categoria, mas também o 35.º lugar na classificação geral.

E assim caiu o recorde da fruta mais rápida…

Também com este resultado, o americano arrebatou o recorde do Guiness para o atleta mais rápido a correr a Meia-Maratona vestido com um traje de fruta.

Refira-se que este recorde pertencia, até aqui, a Rob Lapensee, que, na Medio Maratón de Dairy Farmers of Canada de 2017, fez o tempo de 1h19m13. Isto, vestido com um fato de cacho de uvas.

O orgulho de ser a banana mais rápida

Quanto a Melvin Nyairo, disse já sentir-se “encantado por poder anunciar a conquista do objectivo de fixar um novo recorde mundial do Guiness para o corredor mais rápido vestido de fruta. […] Na verdade, estou a viver um sonho”.

Ainda sobre Nyairo, trata-se de um habitué em corridas de todo o tipo de distâncias. Há apenas alguns dias atrás, o norte-americano correu em Yuba City, cidade onde reside, uma prova de 5 km, destinada a arrecadar fundos para a luta contra o cancro da mama.Entretanto, também já anunciou que tem assegurado um lugar na Maratona de Boston de 2020, distância para a qual tem como melhor marca 2h51m20.