Mulher a correr rápido

O Verão representa um tempo novo para os corredores e não somente devido ao calor. Por isso, decidimos recordar oito dicas para que continue a aproveitar a corrida ao máximo!

Época do ano em maior número de corredores sai à rua, o Verão é também um período em que o calor aperta e necessidades como a da hidratação se tornam mais prementes.

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Correr ao Sol ou a horas do dia em que este se encontra mais forte pode resultar não apenas num cansaço exagerado e, consequentemente, em piores resultados desportivos, mas também, e mais preocupante, num caso médico. Razão pela qual decidimos deixar-lhe aqui algumas dicas sobre a melhor forma de tirar prazer da corrida, também no Verão:

  • Informe-se antecipadamente sobre a temperatura
    Se está a planear ir correr amanhã, saiba ainda hoje qual a meteorologia e que temperatura vai estar. “Homem prevenido vale por dois” já lá diz o ditado e, também aqui, conhecer antecipadamente como vai estar o tempo, ou até mesmo as horas do dia em que vai estar mais calor, evita surpresas desagradáveis.
  • Evite correr nas horas de maior calor
    A partir do momento em que já sabe o calor que vai fazer amanhã, proíba-se a si próprio de correr às horas mais quentes do dia. O melhor será optar por fazer o seu treino diário de manhã cedo, ainda antes das 10 horas, ou então já ao final do dia, quando começa a ficar mais fresco. Não só tirará mais prazer do exercício, como os resultados serão melhores.
  • Atenção ao vestuário
    Interiorizada a questão das horas, é chegado o momento de debruçar-se sobre outro aspecto igualmente importante e de decisão antecipada: o vestuário. No Verão, o aconselhável, para os corredores, é escolherem peças leves, confortáveis, de cores claras e, já agora, que permitam que o corpo respire facilmente (ou seja, esqueça o algodão!). Importante é também contar com acessórios, como um boné ou até mesmo óculos de sol. Caso tenha essa possibilidade, opte por umas sapatilhas não muito fechadas e mais adequadas para o tempo seco.
  • Atenção ao protetor solar
    É isso mesmo: o protetor solar é o melhor amigo não só dos banhistas, mas também dos corredores. Especialmente em dias de Sol mais forte, este amigo deve fazer parte dos cuidados do corredor, que deverá aplicá-lo antes de sair de casa em todas as zonas expostas ao Sol.
  • Vá com calma, porque amanhã é outro dia
    Apesar de achar que já estava numa forma considerável, depois de um Inverno a preparar-se, não se esqueça que as condições – meteorológicas, também – mudaram, pelo que o seu organismo dificilmente reagirá de forma idêntica ao que fazia há alguns meses. O calor desgasta mais, pelo que o mais recomendável é, em particular nos dias mais quentes, adotar uma passada mais baixa e um ritmo mais descontraído, não exigindo tanto do corpo. Quer mais intensidade? Comece bem cedo e, de preferência, em dias menos quentes…

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  • Hidratação: uma necessidade… e uma obrigação
    Se no Inverno este já era um aspecto impossível de descurar, no Verão é-o ainda mais! Assim, beba água não somente nos momentos que antecedem o início do exercício, mas também durante as restantes horas do seu dia, assim como durante o treino. Aliás, enquanto estiver a correr, não deixe de usar água também para se refrescar, molhando zonas como a cabeça, o pescoço e os pulsos. Começou a se sentir sem energia, fadigado, com tonturas, cãibras ou dores de cabeça? É altura de parar!…
  • Planificar também é importante
    Com o organismo sujeito, à partida, a um maior desgaste, é importante que planifique melhor o seu treino, levando em linha de conta não apenas a frequência, como também a duração dos intervalos de descanso entre os períodos de maior intensidade. É também nesses intervalos que deverá aproveitar para hidratar-se, algo que ajudará igualmente a baixar a temperatura corporal
  • A alimentação também é importante
    O treino foi intenso e sente-se particularmente cansado? Precisa de comer qualquer coisa e o treino ainda não acabou? Aposte em frutas, verduras e legumes frescos! São sempre boas opções para matar a fome ou até mesmo dar um ânimo extra, em particular naqueles dias mais quentes em que as barras energéticas sabem sempre pior.

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