Ultra-Trail Mont Blanc mapa

A organização do Ultra-Trail du Mont Blanc, uma das mais categorizadas provas do género a nível mundial, acaba de anunciar o regresso do evento já este ano de 2021, mais concretamente em agosto próximo.

Evento desportivo que conta com várias provas, entre as quais a clássica UTMB, que leva os atletas a correrem em redor do Monte Branco atravessando zonas de França, Itália e Suíça, o Ultra-Trail du Mont Blanc (UTMB) acaba de ver confirmado o seu regresso já este ano. Isto na sequência do mais recente anúncio do governo  francês sobre as novas linhas orientadores relativamente à pandemia de COVID-19.

Graças a esta abertura da parte das autoridades francesas, os organizadores do UTMB acabaram fixando a edição de 2021 do evento para o período entre 23 e 29 de agosto.

LEIA TAMBÉM
Campeão do UTMB vai fazer a corrida de 2020 mesmo sem competição

Ainda assim, a organização também salientou que, apesar da confirmação do regresso da prova, não deixarão de existir restrições relacionadas com a COVID-19 abrangendo todos os atletas participantes.

Como já acontece na maioria das corridas de participação em massa que se vão realizando, também no UTMB será obrigatório uso de máscara na partida e à chegada, assim como nos postos de socorro ao longo do percurso.

A par desta obrigatoriedade, os atletas terão ainda de lavar as mãos ao passarem por estes postos, deixando igualmente de poder servir-se sozinhos, medidas com as quais a organização espera conseguir conter qualquer eventual propagação de vírus entre corredores.

De resto, e ainda no local da partida, a organização pretende fazer a saída por grupos, evitando assim grandes aglomerações, um esforço que promete manter ao longo do percurso.

Quanto à presença do público, variará consoante a zona do percurso, já que a organização promete aplicar as regras em vigor em cada cidade, região e país por onde os atletas passarem. Sendo que, a par destas, existirão outras restrições que os organizadores estão ainda a delinear.

Finalmente, e no que diz respeito aos condicionalismos em termos de viagens, algo sobre o qual a organização assume não ter qualquer poder de decisão, foi o governo francês que anunciou pretender introduzir um Passe Sanitário já a partir do próximo dia 9 de junho para todos aqueles que viajem para o território francês.

No caso dos atletas europeus, o levantamento progressivo dos impedimentos deverá permitir que viajem para a região onde decorre a prova.

Já quanto aos estrangeiros provenientes de outros continentes, o governo francês revelou estar neste momento a trabalhar no tema, prometendo dar mais informações à medida que forem existindo conclusões.

Certo parece ser que todo e qualquer atleta que queira participar na edição deste ano do Ultra-Trail du Mont Blanc 2021 terá de ter um Passe Sanitário válido, ou seja, com pelo menos um de três aspetos: comprovativo de vacinação contra a COVID-19, um teste negativo a COVID-19 realizado recentemente ou um atestado de que se encontra completamente recuperado no caso de já ter tido COVID-19.