Está à procura de um desafio estratosférico? Então está na altura de pensar na The Great Trail, um traçado de Trail que se alonga por 27.000 quilómetros sem sair do mesmo país e que é considerado o mais longo percurso de Trail delimitado do mundo!

Com uma distância que é mais do dobro do diâmetro da Terra, o The Great Trail é uma ideia que surgiu no Canadá da mente de um pequeno grupo de canadianos em princípio dos anos 90 do século passado. A intenção passava por ligar os inúmeros traçados de Trail espalhados pelo país, construindo assim uma rede nacional.

Além disso, os seus mentores pretendiam igualmente ajudar o contacto das pessoas com a Natureza, oferecendo traçados seguros, ao mesmo que contribuíam para proteger o Meio Ambiente e a promoção dos recursos locais.

LEIA TAMBÉM
Mary Vieira confirma favoritismo e conquista o Campeonato Nacional de Trail 2021

A partir desse momento, e sob a liderança da Trans Canada Trail, a entidade promotora, assim como graças a doações e à ajuda de milhares de voluntários – ainda hoje é considerado o maior projeto de voluntariado realizado na história do país -, foi possível sinalizar e ligar mais de 400 trilhos, construindo uma rede de 27 mil quilómetros de trajetos marcados, os quais, após 24 anos de trabalhos duros, deram origem, em agosto de 2017, ao The Great Trail, aproveitando também as comemorações do 150.º aniversário da criação do Canadá.

Quanto ao traçado propriamente dito, percorre o Canadá de leste a oeste, passando pelos territórios árticos e por cerca de dez províncias do país, todos estes marcados e interligados entre si, que podem ser percorridos, não só a pé, mas também de bicicleta. Ou até mesmo, alguns deles, de canoa ou com motos de neve – os únicos veículos motorizados permitidos nestes caminhos.

De resto, e embora cerca de 24 mil quilómetros sejam por terra, o restante engloba lagos e rios, acrescentando variedade a uma paisagem sempre deslumbrante, composta de planícies, montanhas, ilhas, tundra, territórios selvagens e domínios árticos. Sem esquecer alguns lugares icónicos e espetaculares, como as Montanhas Rochosas, o Lago Superior ou o Rio Mackenzie.

Contudo, ao longo deste longo caminho, também é possível passar um total de 15 mil localidades canadianas, entre as quais as maiores cidades do país, como Montreal, Otawa e Toronto. Um contraponto às zonas mais rurais, sempre com a certeza da segurança, já que nenhum trajeto dista a mais de meia hora de um qualquer local habitado.

Tudo isto sem deixar de viver uma grande aventura, naquele que é um dos maiores países do planeta.