Bastante emocionada, Sara Moreira terminou na segunda posição a NN MIssion, Maratona que decorreu no aeroporto de Twente, e alcançou os mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Após algumas tentativas (desistiu em Valência, por exemplo) e com o tempo a escassear, finalmente Sara Moreira alcançou, possivelmente, o seu grande objetivo da época: estar presente mais uma vez nos Jogos Olímpicos.

A brilhante carreira de Sara Moreira em Twente com passagem para Tóquio
A brilhante carreira de Sara Moreira em Twente com passagem para Tóquio

No aeroporto de Twente, a portuguesa terminou na segunda posição, com o tempo de 2h26m42 (1h13m25 na Meia-maratona), apenas atrás da alemã Katharina Steinruck, com 2h25m59. No terceiro lugar do pódio ficou Rabea Schoneborn, com 2h27m03.

Recorde-se que os mínimos para a Maratona olímpica estão em 2h29m30.

LEIA TAMBÉM
Eliud Kipchoge vence NN Mission no Aeroporto de Twente

Sara Moreira, aos 35 anos, é a terceira atleta com os mínimos para Tóquio. As outras atletas nacionais são Salomé Rocha (oitavo lugar na Maratona de Londres de 2019 com o tempo de 2h24m27) e Sara Catarina Ribeiro (2h26m40 na Maratona de Valência, onde alcançou o 12.º lugar), quando restam apenas mais duas semanas até ao fecho da janela de qualificação definida pela FPA.

LEIA TAMBÉM
Sara Moreira: «Confiar no processo, acreditar muito e ser feliz»

Este serão os quartos Jogos de Sara Moreira. Participou em 2008 nos 3.000 metros obstáculos, nos 10.000 metros em 2012 e na Maratona em 2016.

No total, Portugal já tem 11 atletas qualificados no Atletismo: além das três maratonistas, também estão Patrícia Mamona, Pedro Pablo Pichardo e Evelise Veiga (triplo salto), João Vieira (50 km marcha), Ana Cabecinha (20 km marcha), Auriol Dongmo e Francisco Belo (lançamento do peso) e Liliana Cá (lançamento do disco).