Ao contrário do que deu a entender no passado sábado, a desclassificação ou não homologação do resultado obtido por Salomé Rocha e outros atletas no Campeonato Nacional de 10.000 metros ainda não foi decidido.

«Na sequência do comunicado tornado público a 19 de dezembro, a propósito dos Campeonatos de Portugal de 10 000 metros, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) esclarece que a situação verificada acerca da não conformidade das sapatilhas da atleta Salomé Rocha, vencedora da competição, com a regra 5 (utilização de calçado homologado) da World Athletics, vai ser analisada pelo Conselho de Arbitragem», revela a FPA. 

No entanto, no próprio comunicado do dia 19 de dezembro, a federação escreve o seguinte:

«A FPA vai agora esclarecer toda a situação, que implica a desclassificação e não homologação do resultado da atleta Salomé Rocha, sendo então considerada como campeã de Portugal de 10.000 metros da época 2019/2020, a sportinguista Sara Moreira (33.04,94 minutos), seguida das atletas Carla Martinho, do Recreio de Águeda (34.19,72) e da atleta sub23 Sara Duarte, do S. João da Serra (35.19,34).»

LEIA TAMBÉM
Sapatilhas “tramam” Salomé Rocha e Sara Moreira conquista nacional de 10.000 metros

Ou seja, a FPA refere que a campeã nacional é Sara Moreira, mas acaba por se desmentir com o comunicado desta segunda-feira:

«Sublinha-se que a situação, que poderá implicar a desclassificação da vencedora da competição e de outros atletas que tenham competido com o calçado não permitido, está a seguir os procedimentos regulares, sendo a sua avaliação da responsabilidade do Conselho de Arbitragem. Assim, quando este órgão se pronunciar sobre esta matéria, a FPA tornará pública a sua decisão. Até lá, a FPA reforça que esta é uma situação que está a ser analisada, não havendo ainda formalmente uma desclassificação ou não homologação do resultado dos atletas

Portanto, ainda não temos uma campeã nacional nos 10.000 metros (no masculino, e sem polémica, o vencedor foi Samuel Barata)

FOTO: Federação Portuguesa de Atletismo