Depois dos rumores, a confirmação: o primeiro Mundial unificado de Trail e Montanha da World Athletics terá lugar já em 2021, na Tailândia.

Segundo anunciou em comunicado a própria World Athletics, o evento terá lugar de 11 a 14 de novembro na localidade de Chiang Mai, Tailândia.

Quanto às provas, o primeiro Mundial unificado contará com duas provas de Trail Running, nas distâncias de 40 e 80 quilómetros, com desnível ainda desconhecido.

A par destas, realizar-se-ão as já habituais duas corridas de Mountain Running, a começar pela prova na vertical, com uma distância entre os 3 e os 6 quilómetros, e 1.000 metros de desnível positivo, seguindo-se a distância clássica entre os 10 e os 12 quilómetros, além de um desnível positivo entre os 500 e os 700 metros.

LEIA TAMBÉM
Ester Alves: «É nítido o descontentamento e o afastamento generalizado dos associados da ATRP»

Igualmente presente, a categoria Júnior competirá apenas na modalidade clássica, correndo entre 5 e 6 quilómetros, num percurso com um desnível entre os 250 e os 350 metros de desnível positivo.

Sobre o local onde se realizará o Mundial, a World Athletics avança que se situa a cerca de 700 quilómetros a norte da capital Banguecoque, perto do rio Ping, e que é também uma das zonas com paisagens mais deslumbrantes no norte da Tailândia.

A contribuir para esta escolha, o relevo montanhoso e a crescente reputação da zona para receber eventos desportivos ao ar livre terão convencido o organismo mundial para fazer da zona o palco do primeiro Campeonato do Mundo unificado de Trail e Montanha.

Recorde-se que esta será a primeira vez que a World Mountain Running Association (WMRA), a International Association of Ultrarunners (IAU) e a International Trail Running Association (ITRA) decidem realizar um Campeonato do Mundo conjunto sob a égide da World Athletics.

«Trata-se de um feito emocionante que tem como objetivo proporcionar aos atletas, marcas, clubes, meios de comunicação e fanáticos do desporto um evento único e reconhecível no calendário mundial desta florescente disciplina de corrida», faz notar a World Athletics.

Recordar ainda que este Mundial passará a ser bienal, intercalando deste modo com os campeonatos continentais.

De resto, e na mesma altura, anunciou-se a primeira edição do European Athletics Off-Road Running Championships, a qual terá lugar em El Paso, na ilha espanhola de La Palma, Santa Cruz de Tenerife, de 1 a 3 de julho de 2022.