Hélio Fumo, Dário Moitoso e André Rodrigues, nos homens, e Marisa Vieira, Inês Marques e Mariana Machado, nas mulheres, já estão qualificados para o Mundial de Trail, na Tailândia, em novembro, restando assim mais 10 nomes para compor a seleção nacional.

 O World Mountain & Trail Running Championships vai realizar-se entre 11 e 14 de novembro deste ano na Tailândia e a ATRP – Associação Portuguesa de Trail Running e a Federação Portuguesa de Atletismo divulgaram os critérios de integração para o Mundial de Trail na Tailândia, que contará com 16 atletas, 8 masculinos e 8 femininos, que participarão nas duas provas, com cerca de 40 e 80 quilómetros.

«Hélio Fumo, Dário Moitoso e André Rodrigues já estão apurados nos homens, bem como Marisa Vieira, Inês Marques e Mariana Machado nas mulheres. Estes atletas foram campeões nacionais de trail em 2020 e 2011 ou de Ultra Trail no ano passado», refere um comunicado da ATRP. «De acordo com os critérios divulgados pela ATRP e pela FPA, os vencedores masculino e feminino dos campeonatos nacional de Trail Ultra e Trail Ultra Endurance de 2021 também serão apurados para integrar a Seleção Nacional.»

Recorde-se que o Nacional de Trail Ultra Endurance realiza-se no próximo dia 15 de maio em Vila Nova de Paiva, no Demo Trail, com percurso de cerca de 100 quilómetros e 4.000 metros de desnível positivo.

Já o Campeonato Nacional de Trail Ultra decorre a 18 de Julho no Trail Porto da Cruz Natura, na Madeira, num percurso de cerca de 48 quilómetros e 3.000 metros de desnível positivo.

«Os restantes seis atletas – três homens e três mulheres – serão selecionados por wild-card, nomeadamente tendo em consideração os resultados nos campeonatos nacionais de 2021, os resultados no Campeonato do Mundo de Trail de 2019 e o ranking ITRA.»