Principal sensação entre os atletas japoneses na categoria Masters, Mariko Yugeta acaba de derrubar o recorde da Maratona para corredores acima dos 60 anos ao fazer o tempo surpreendente de 2h52m01 na Itabashi Trail Marathon, em Tóquio, Japão.

Com este resultado, Mariko Yugeta conseguiu melhorar a sua marca pessoal, que já era recorde do mundo, concreamente 2h52m13, tempo que a japonesa havia feito em janeiro último, na Osaka Women’s Marathon.

De resto, vale a pena recordar que, à entrada para 2021, a japonesa já era a detentora da melhor marca mundial da Maratona na sua faixa etária, com o tempo de 2h56m54, feito em 2019.

LEIA TAMBÉM
Mariko Yugeta regista o recorde do mundo no escalão 60-64 anos na Maratona

Já este ano, Yugeta realizou, até ao momento, três Maratonas, tendo em duas delas batido a marca anterior que era recorde do mundo.

Na primeira corrida do ano, em Osaka, realizada a 31 de janeiro, Mariko Yugeta terminou a Maratona local, na qual participavam alguns dos melhores corredores japoneses, no 48.º lugar, com a já referida marca de 2h52m13, que se tornou recorde mundial.

A 14 de março, a japonesa regressou à estrada para a Nagoya Women’s Marathon. Sem bater o tempo anterior, ainda assim correu em 2h54m31, resultado conseguido com o 70.º posto na corrida.

Finalmente, no passado sábado, em Tóquio, Yugeta voltou a baixar o recorde do mundo, ao retirar 12 segundos à marca anterior, ficando muito perto de garantir um tempo abaixo das duas horas e 52 minutos.

Ainda assim, por conhecer continua a classificação final da japonesa na Itabashi Trial Marathon, já que a organização da prova ainda não divulgou os resultados oficiais.

Segundo o site Japan Running News, Yugeta estabeleceu, já este ano, mais dois recordes do Japão na faixa dos 60 ou mais anos, ao fazer os 800 metros em 2m43s00 e os 3.000 em 10m54s05.

Apesar de contar já com 62 anos, a verdade é que Mariko Yugeta parece não abrandar e estar cada vez mais rápida…