Maratona de Tóquio 2020

Agendada para o próximo dia 1 de março, a Maratona de Tóquio de 2020 debate-se agora com um problema complicado: tradicionalmente com uma forte participação chinesa, a organização pede, agora, aos atletas oriundos do país vizinho para que não compareçam à partida. O motivo? Coronavírus.

Numa altura em que o mundo tem os olhos na China, devido à epidemia de COVID-19, inicialmente conhecido como Coronavírus, o Japão, país vizinho, vê as preocupações crescerem também no domínio desportivo.

Com os Jogos Olímpicos de Tóquio a poucos meses de distância, o Japão organiza, já no próximo dia 1 de março, a mais importante Maratona em solo nipónico – a Maratona de Tóquio, 42,195 km em que, tradicionalmente, participam muitos chineses.

LEIA TAMBÉM
IAAF revela os mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020

Contudo, este ano, a receptividade da parte da organização promete ser bem diferente: devido à epidemia do COVID-19, os organizadores da Maratona de Tóquio pedem aos 1.820 atletas chineses inscritos para a edição deste ano que não compareçam à partida!

«Devido às alterações no processo de entradas no Japão, gostaríamos de pedir a todos os corredores residentes ou oriundos da China que se abstenham de participar de forma voluntária», informou, através de comunicado, a organização da Maratona de Tóquio, uma das seis Majors do circuito mundial.

Espécie de preparação para a Maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os 42,195 km do próximo dia 1 de Março não deverão contar com atletas chineses
Espécie de preparação para a Maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os 42,195 km do próximo dia 1 de Março não deverão contar com atletas chineses

Também como forma de convencer estes atletas, os organizadores anunciaram ainda que oferecerão a inscrição na edição de 2021 da Maratona a todos os atletas chineses que, tendo passado por ou sendo provenientes das regiões chinesas de Hubei e Zhejiang, faltem à chamada para a edição deste ano.

Recorde-se que, na edição de 2019, foram cerca de 38 mil os chineses que participaram na Maratona de Tóquio.