Maratona Zegama Aizkorri País Basco

Se nunca ouviste falar dela, é porque não és um verdadeiro apaixonado pelo Trail e pela corrida em montanha. Isto porque se trata da Maratona mais desejada do mundo, que, em 2020, voltou a bater o recorde de pedidos de inscrição!

Caso ainda não tenhas percebido, falamos da Zegama-Aizkorri, Maratona realizada nas montanhas do País Basco, a 2.736 metros de altitude, e que liga as duas povoações, começando e terminando em Zegama.

Realizada desde 2002, esta Maratona muito especial tem vindo a conhecer um interesse crescente, apesar do número de inscrições ser deveras limitado e não ultrapassar as 225 participações.

Os 42 km mais desejados em todo o mundo

Ainda assim, para 2020, os pedidos de dorsal voltaram, mais uma vez, a aumentar, suplantando em 19% as inscrições colocadas em lista de espera em 2019. Só este ano foram já 12.564 os atletas que manifestaram o desejo de ter um dos raros dorsais!

Atualmente parte das Golden Trail World Series, um conjunto de seis provas espalhadas pelos continentes europeu e americano, com distâncias que vão dos 22 aos 42 km, sempre em altitudes acima dos 1.900 metros, os 42,195 km da Zegama-Aizkorri tornaram-se assim nos mais desejados de correr, em todo o planeta, já que não existe atualmente outra prova com este rácio – 55,2 inscrições para um só lugar!

Disputada a altitudes acima dos 2.700 metros de altitude, a Maratona de montanha Zegama-Aiskorri, no País Basco, tem tanto de deslumbrante, quanto de difícil. 
Foto: Facebook Zegama Aizkorri Maratoia
Disputada a altitudes acima dos 2.700 metros de altitude, a Maratona de montanha Zegama-Aiskorri, no País Basco, tem tanto de deslumbrante, quanto de difícil.
Fotos: Facebook Zegama Aizkorri Maratoia

O processo de escolha

Entretanto, e com as inscrições já fechadas para a prova de 24 de maio, cabe agora à organização, a exemplo de anos anteriores, a responsabilidade de escolher, desde logo, os 125 corredores com os melhores tempos nas últimas edições. Seguindo-se a selecção de mais 150 atletas, estes últimos, em função dos compromissos assumidos com patrocinadores que tenham alguma relação com o local onde se realiza a prova e que participaram em todas as edições anteriores.

No entanto, desengane-se quem possa pensar que estes eleitos ficam, desde logo, com dorsal garantido, pelo contrário, garantem apenas e só a presença no sorteio dos 225 dorsais que, este ano, tem lugar a 21 de fevereiro, pelas 18h00, na Casa da Cultura de Zegama!

LEIA TAMBÉM
Nacional de Trail. André Rodrigues vence Trail Boa Ventura 2020

De resto, nessa mesma ocasião, serão ainda introduzidos os nomes dos corredores que mais vezes tentaram inscrever-se na prova, mas que nunca conseguiram participar.  Elevando para cerca de 12.414 o total de atletas participantes no desejo sorteio!

O prémio de compensação

Entretanto, e especialmente para aqueles que procuram uma espécie de prémio de compensação, importa dizer que é já esta segunda-feira, 3 de fevereiro, que abrem as inscrições não só para a prova júnior, parte das Golden Trail National Junior Series, como também para o Quilómetro Vertical. Este último também ele sujeito a sorteio, a realizar no mesmo dia da Maratona.

Em 2019, data da quinta edição do Quilómetro Vertical, foram 1.195 inscrições para apenas 250 dorsais.