Depois de um ano de 2020 em que a prova esteve reservada apenas para a Elite, os organizadores da Maratona de Londres pretendem em 2021 fixar um novo recorde no número de participantes, somando um total de 100 mil inscrições. Ainda que, 50 mil na variante virtual daquela que é uma das principais maratonas no mundo.

Segundo noticia o britânico The Guardian, a organização da Maratona de Londres acredita poder alcançar estes números na sequência da expectável consumação da vacinação contra a COVID-19, a que o governo britânico deu já início a toda a população inglesa até à data da prova, a 3 de outubro de 2021.

De resto, os números agora anunciados pelos organizadores fazem antever desde logo um novo recorde no que ao número de participantes na corrida física entre Blackheath e The Mall diz respeito, já que, até hoje, nunca os 42,195 km londrinos tiveram tantos atletas na linha de partida. Aliás, na última edição pré-pandemia, em 2019, estiveram à partida um pouco menos de 43 mil atletas.

LEIA TAMBÉM
Os ténis dos 20 primeiros na Maratona de Londres

Este ano, além dos 50 mil desejados pelos organizadores, a Maratona de Londres deseja contar ainda com mais 50 mil atletas a participarem de forma virtual durante uma janela de tempo de 24 horas.

Refira-se que, caso os desejos da organização dos 42,195 km londrinos se tornem realidade, a Maratona da capital inglesa tornar-se-á na prova do género com maior número inscritos alguma vez realizada, embora a prova física pertença a Nova Iorque, com cerca de 53 mil inscritos em 2018.

Ainda assim, e embora perdendo o cetro da Maratona com maior número de inscritos, o mais certo é que a corrida nova-iorquina mantenha o título de Maratona com maior número de atletas no local físico da partida. Isto apesar do diretor da Maratona de Londres, Hugh Brasher, já ter afirmado, em declarações reproduzidas pela mesma publicação, que o objetivo principal na edição deste ano é fornecer uma tábua de salvação a milhares de instituições de solidariedade em dificuldades, tornando a corrida mais inclusiva e oferecendo «luz e esperança na escuridão da pandemia».

Recorde-se que a Maratona de Londres foi recentemente agraciada, pelo Guinness World Records, com o galardão da prova do género com o maior número de atletas a correrem virtualmente numa janela de 24 horas.  Ao todo, terão sido 37.996 os corredores que participaram na corrida e registaram os seus tempos, usando uma app especial que registou o seu tempo e distância.